Empresa de Israel desenvolve drone que identifica e colhe frutas maduras

Uma empresa de Israel projetou e desenvolveu um drone capaz de identificar e colher frutas maduras. Os pequenos robôs voadores da Tevel Technologies são equipados com câmeras, sistema de inteligência artificial, algoritmos de visão e de manobra, além de uma garra para fazer a colheita.

Os algoritmos de visão detectam as frutas, folhagens e outros objetos e classificam as frutas de acordo com tamanho e maturação. Os sistemas de manobra planejam a execução da trajetória ideal. Ao identificar que a fruta está madura, o drone aciona o pegador, que recolhe e coloca no coletor.

Segundo o site da empresa, os drones não precisam de supervisão para fazer o trabalho. Eles são conectados a uma base central e usam comunicação via nuvem em um aplicativo para perguntar ao operador quais frutas devem pegar, estabelecendo uma ordem na hora da colheita. O sistema também cataloga a área coberta pelos aparelhos, peso total da colheita e até mesmo o lucro total obtido ao final de um dia de trabalho.

No vídeo apresentado pela empresa, os drones colhem maçãs de forma autônoma em uma fazenda israelense. O recomendado pela Tevel, no entanto, é que os aparelhos sejam usados em conjunto com os trabalhadores para um amplo trabalho de campo.

Os robôs voadores seriam uma solução para os tempos atuais de pandemia, que colocam barreiras ao deslocamento dos trabalhadores rurais. No ano passado, por exemplo, a Espanha teve problemas na colheita, já que fazendas contratam migrantes de outros países.

“Nossos colhedores de frutas voadores podem servir pomares de todos os tamanhos”, diz a empresa em seu site, acrescentando que a tecnologia aumenta a produtividade e reduz os custos. Os drones já foram patenteados e devem ser testados neste ano em projetos pilotos nos Estados Unidos e Itália em plantações de maçãs de mais de 100 hectares.

Foto: Projeto-piloto de drone israelense começará em colheita de maçã (Foto: Reprodução/Linkedin)