Empreendedorismo e o Ecossistema de Startups de Software de Israel

Fabio Kon, Professor Titular de Ciência da Computação no IME-USP está passando um período de 4 meses como Professor Visitante em Technion, Israel. A viagem é financiada pela FAPESP e é apoiada pela Câmara Brasil-Israel.

 

Fabio irá ministrar aulas de desenvolvimento ágil de software no Departamento de Ciência da Computação de Technion e desenvolverá uma pesquisa científica sobre Empreendedorismo e o Ecossistema de Startups de Software de Israel no Technion Bronica Entrepreneurship & Innovation Center.

 

Em seu primeiro mês de atividades, foi possível estabelecer contatos com alguns dos principais estudiosos em empreendedorismo e inovação tecnológica de Israel. Algo que impressionou positivamente foi a colaboração bem próxima entre a pesquisa científica e tecnológica produzida dentro das universidades israelenses e profissionais do mercado de trabalho, o que acelera e potencializa a criação de startups por parte dos estudantes e recém-formados.

 

Dentre os próximos passos, está incluída a visita a cerca de 20 startups de software na região de Tel-Aviv e Haifa. Os objetivos da pesquisa são identificar os pontos fortes e fracos do ambiente de empreendedorismo de Israel e, em colaboração com os pesquisadores de Technion, propor oportunidades de melhoria.

 

Fabio Kon

 

Fabio irá também identificar possibilidades de colaboração Brasil-Israel na área de inovação tecnológica e, após seu retorno ao Brasil, irá ministrar um curso de empreendedorismo no IME-USP. Ele pode ser contactado em fkon@cs.technion.ac.il.

 

Acompanhe o desenvolvimento da pesquisa e novas informações aqui no site da Câmara.