Empreendedorismo e Inovação no foco da Câmara Brasil-Israel

Em palestra, o empreendedor Marcelo Sales dividiu com a plateia alguns segredos de como empreender e ganhar dinheiro no momento atual

marcelo

Como realmente funciona o ambiente empreendedor brasileiro e como se preparar para as novas tendências e oportunidades de mercado? Este foi o tema da palestra que a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria realizou na terça-feira, 16 de agosto, com o empreendedor Marcelo Sales, no centro de empreendedorismo tecnológico Cubo.

Escolhido como “Empreendedor de Alto Impacto” pela Endeavor em 2004 e como “Empreendedor do Ano” em 2010, Marcelo Sales, que se considera um nerd declarado, contou como começou a empreender em 1999, quando ainda era estudante e fundou a Movile, a maior empresa de serviços para celulares da América Latina, responsável por aplicativos como o Ifood e o Maplink.

Fundador da aceleradora de negócios digitais 21212, que avaliou mais de seis mil startups brasileiras para receberem investimentos, Sales, que está diretamente envolvido com inúmeras iniciativas relacionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo, traçou um panorama sobre o ambiente empreendedor brasileiro, principalmente de empresas de tecnologia, e destacou as oportunidades que existem hoje, e como devem mudar totalmente nos próximos dez anos.

“A concorrência é fundamental para o ecossistema e as empresas que dão certo são as que criam seu próprio mercado, com algo totalmente novo e tão bem feito que acaba sendo comprada por grandes corporações”, complementou Sales, citando o exemplo da compra do Waze por 1,3 bilhões de dólares pelo Google.

“O valuation das empresas brasileiras é totalmente desproporcional ao das empresas americanas pois, nos Estados Unidos, há várias companhias disputando a liderança de mercado, as quais precisam investir em inovação para serem mais competitivas. Já no Brasil, predomina o monopólio, com empresários e acionistas que extraem valor das empresas, sem precisar investir e inovar”.

Marcelo também dividiu com a plateia alguns segredos de como ganhar dinheiro:“ jogue seu ego fora e contrate alguém melhor que você para desempenhar o seu papel e se atualize constantemente, trocando conhecimento com pessoas mais inteligentes do que você”.

O empreendedor também deu detalhes de como tecnologias como a robótica e a inteligência artificial vão mudar o mundo radicalmente. “O que aconteceu com o Uber e o Airbnb, também acontecerá com as industrias. 60% dos empregos atuais serão eliminados nos próximos dez anos. Se alguém quiser se tornar um líder de mercado, a hora de empreender é agora”, frisou.

Ao final de sua apresentação, Marcelo Sales destacou o papel que Israel desempenha no cenário internacional. “Quando se fala em empreendedorismo, Israel é o único país mundialmente conhecido e destacado, ficando atrás apenas do Silicon Valley”.