Empreendedores israelenses e palestinos fortalecem relações

Líderes e empreendedores israelenses e palestinos da comunidade de alta tecnologia se reuniram na sede do Google em Tel Aviv, para discutir negócios.

Embora Israel já seja uma nação conhecida por ser inovadora em tecnologia, a economia palestina também incentiva uma força de trabalho educada e talento técnico. Os organizadores, entre os quais estão, entre outros, o Centro Peres para a Paz, a Federação das Câmaras de Comércio de Israel, Mercy Corps e IITA, a organização guarda-chuva de israelense de alta tecnologia, acreditam que o aprofundamento das relações comerciais entre ambos os lados não só irá criar benefícios econômicos para ambos, mas também desenvolver relacionamentos que poderiam facilitar o acordo de paz na região.

“Esta é uma fonte de talentos descoberta por israelenses e por outros”, disse Murad Tahboub, administrador-chefe de Tecnologias de Asal, que forneceu 130 serviços aos engenheiros da Cisco em Israel. Segundo a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação da Palestina – PITA por sua sigla em Inglês, o setor de TI palestino responde a 8% da economia palestina, mesmo quando apresentam apenas 3% dos trabalhadores.

Apesar de uma série de dificuldades, que vão desde restrições de viagem às barreiras linguísticas, reunir-se com palestinos oferece muitas vantagens. Além de viver na mesma área, como Israel, muitos deles olhando para ter um ótimo domínio das linguas inglêsa e hebraica, além de compartilhar um olhar cultural mais próximo de Israel.

“Comunicar com os seus homólogos palestinos é mais fácil”, disse Yishai Frankel, da Intel. Se isso não for convincente, há alguns números que são, disse ele. O custo de um técnico treinado é, em média, um quarto a um sexto mais barato que o custo de um trabalhador israelense profissional. “Para a mesma quantidade de dólares que eu posso ter um orçamento externo. Posso contratar um engenheiro aqui em Tel Aviv ou quatro em Ramallah”, acrescentou.