Empreendedor possui sistema de gotejamento pode acabar com a fome mundial

Fazendo uma declaração ousada,  o engenheiro agrônomo da NaanDanJain,  Maoz Aviv diz que acredita que a sua empresa será capaz de resolver alguns dos piores problemas de fome no mundo.

“É difícil de acreditar que um pequeno sistema de gotejamento possa fazer tanto, mas o nosso novo produto de irrigação por gotejamento em arroz realmente tem o potencial de melhorar muito a vida das pessoas em um mundo em desenvolvimento”, disse Aviv.

Algumas pessoas podem tomar  tal afirmação com certo ceticismo. Mas NaanDanJain – uma empresa Israelense-indiana, fundada em 2007 quando a empresa de tecnologia  israelense de irrigação NaanDan fundiu-se com a Jain Irrigation Systems da Índia – é uma das líderes mundiais em irrigação por gotejamento, filtros, sistemas de climatização, sistemas de aspersão para a agricultura, e outros hardwares e sistemas de controle usados em fazendas em toda a Índia e no resto da Ásia, bem como na América do Norte, América do Sul e Europa.

Com sua participação semana passada na Agritech 2015, um grande evento de tecnologia agrícola em Tel Aviv que atraiu cerca de dez mil visitantes de Israel e no exterior, Amnon Ofen, diretor de NaanDanJain, disse que a empresa estava “ajudando a Índia a divulgar nossos acessíveis produtos de irrigação por gotejamento, filtro, e tecnologias de fertilizantes. Não há dúvida de que a nossa empresa tem sido responsável pela revolução verde na Índia. Eu estimaria que os produtos NaanDanJain ajudaram a aumentar a produção agrícola da Índia por dezenas de por cento. Milhões de agricultores indianos estão usando equipamentos e tecnologia israelense, e eles estão produzindo mais em suas terras “.

Se as vendas e as receitas são qualquer indicação, NaanDanJain é um sucesso com agricultores. A empresa teve um faturamento de quase um bilhão de dólares em 2013-14, e é agora a segunda maior empresa de irrigação do mundo (atrás de outra empresa de irrigação por gotejamento israelense, Netafim).  Mas, conforme dito por Aviv, o novo sistema da empresa para irrigação em arroz é muito diferente – e talvez muito mais importante – do que qualquer coisa que a empresa tenha experimentado antes.

O arroz é um alimento básico no Extremo Oriente, onde a maioria das pessoas pobres do mundo vivem, e é a terceira maior cultura cultivada por área no mundo. É também uma cultura cara para se cultivar. O arroz, de acordo com o senso comum, precisa de muita água.

Mas o senso comum está errado, disse Aviv – e que é a nova forma  que a NaanDanJain irriga arroz. “Eu também estava sob a impressão de que o arroz era uma cultura ‘sedenta’, mas como um agrônomo, realizei um estudo aprofundado da cultura – e descobri que ele não é mais sedento do que o trigo, milho, ou qualquer uma das outras culturas onde a irrigação por gotejamento com sucesso tem sido utilizada para economizar água”.

Atualmente, os produtores de arroz usam o método de sulco-inundação tradicional para irrigar as suas plantações, onde escavam valas em torno de linhas de cultivo de arroz e liberam  grandes quantidades de água, que fluem através dos sulcos e infiltram no solo onde a cultura está a crescer.

Isso é exatamente o que os  agricultores que produzem trigo e milho fizeram antes de irrigação por gotejamento, que visa a água diretamente nas sementes e plantas – eliminando assim a necessidade de inundação e sulcos, e economizando até 70% da água necessária. Na verdade, muitos desses agricultores ainda utilizam o sistema de sulco ou outras técnicas de irrigação; atualmente apenas cerca de 5% dos agricultores do mundo utilizam de irrigação por gotejamento.

Produtores de arroz nas zonas rurais da China, Índia, Camboja, Vietnã e outros países asiáticos não têm esse luxo, embora – e é para eles que a empresa desenvolveu o sistema de gotejamento de arroz, disse Aviv. “Nós instalamos sistemas em diversas áreas de teste, e descobrimos que o arroz foi melhor com de irrigação por gotejamento do que com a irrigação tradicional – foi mais forte, mais produtiva, e menos propenso a ataques de fungos, que geralmente são causados pela umidade excessiva. Os agricultores foram capazes de salvar 70% da água que usavam, e obtiveram um aumento de 50% na produção por hectare. Fizemos uma coisa semelhante com bananas – entre de irrigação por gotejamento e outras tecnologias utilizadas pelos agricultores e fomos capazes de quase quadruplicar a produção de bananas em alguns lugares “.

Com o sistema aperfeiçoado, NaanDanJain embarcou em uma campanha de vendas para convencer os produtores de arroz que a irrigação por gotejamento é uma boa idéia para suas fazendas. “Os agricultores, especialmente no mundo em desenvolvimento, estão convencidos de seus tradicionais métodos – se era bom o suficiente para seus pais e avós, é bom o suficiente para eles. Nós estamos tentando educá-los de que isso não é necessariamente o caso, e que com a mudança climática e os preços no mercado internacional de commodities espremido pela concorrência, eles precisam tomar novas abordagens para o crescimento. “

Se tem alguma coisa que impede que os agricultores nos países em desenvolvimento adotem o uso da irrigação por gotejamento, é o investimento inicial necessário para instalar um sistema. NaanDanJain tem uma solução para isso também, disse Aviv. “Nós emprestamos aos agricultores o dinheiro que precisam para instalar sistemas, e eles pagam de volta os lucros que eles fazem em suas lavouras. Nós somos uma espécie de micro-credor para esses agricultores, uma das poucas empresas privadas nesta região do mundo que tem um modelo de financiamento como este.”

Com os avanços na tecnologia da água, os investimentos que estão sendo feitos em infra-estrutura de água por parte dos governos no Extremo Oriente, África e América do Sul, e por grupos internacionais como a ONU, juntamente com os modelos de financiamento destinadas a obter tecnologia de reserva de água e pesquisas em laboratórios e em fazendas, Aviv é muito otimista de que o mundo pode resolver seus problemas de fome. “Eu sei que as estatísticas mostram que de irrigação por gotejamento não é amplamente utilizado, mas eu quase posso garantir que dentro de uma década a imagem vai ser muito diferente. O mundo não tem escolha, e deve seguir a direção de preservação de seus recursos hidricos.”

irrigação por gotejamento foi criada em Israel pela Netafim – que Aviv não vê como um rival, mas como um parceiro no “bom combate”, ambas as empresas estão desenvolvendo tecnologias de preservação de água em Israel para o mundo. “Israel inventou muitas coisas que trouxeram beneficio, de computadores e redes de tecnologia até tecnologia móvel para inovações médicas”, disse Aviv. “Isso tudo é muito bom, mas nossas inovações em água e tecnologia agrícola são realmente os agentes de mudança. A Internet e tecnologia móvel são boas para agora, mas está em constante evolução. A tecnologia de preservação hídrica que estamos desenvolvendo agora estará sendo utilizada em centenas de anos a partir de agora “.

Foto: Divulgação

Artigo traduzido de Times of Israel