Na última semana, a Embraer Defesa & Segurança apresentou seu protótipo em escala do P600, aeronave de alerta aéreo antecipado (AEW), no show IDEX em Abu Dhabi. O P600 é baseado na fuselagem do jato executivo Embraer Praetor 600, equipado com um radar Elta AESA digital de última geração e um conjunto avançado de autoproteção.
O P600 também incorporará sistemas IFF, ESM, ELINT e COMINT civis e militares e permitirá operação Beyond Line Of Sight (BLOS) através de um conjunto abrangente de comunicação, incluindo redes de dados e links de satélite.
O jato terá um teto de serviço de até 40.000 pés, uma velocidade de cruzeiro de até Mach 0,8, uma autonomia de voo de sete horas e meia e a capacidade de operar a partir de uma pista de 6.200 pés.
A Embraer e a IAI/Elta Systems assinaram um acordo de cooperação para desenvolver o P600 em junho de 2019 e comercializaram conjuntamente a aeronave no show Aero India, no começo deste ano. No entanto, ainda estão procurando um cliente de lançamento, uma vez que estão abordando uma espécie de “oportunidade de nicho de mercado” para uma aeronave AEW (com radar aerotransportado).
A Embraer tem experiência anterior em AEW, tendo desenvolvido o EMB-145RS, ou E-99 para a Força Aérea Brasileira, combinando o radar Erieye AEW da Saab com a fuselagem do ERJ-145.
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