Embaixador de Israel faz visita oficial ao Rio Grande do Norte.

O embaixador de Israel, Rafael Eldad, foi recebido no dia 13 de fevereiro, em Natal, pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. Eles abordaram os problemas do Estado com a seca, mobilidade urbana, infraestrutura. Eldad expôs a tecnologia agrícola israelense e colocou o Estado de Israel à  disposição para ajudar. Foi também tratado um encontro em São Paulo de autoridades potiguares com a Câmara Brasil-Israel. “Precisamos organizar uma missão de Israel em terras potiguares”, propôs a governadora.

Estiveram presentes à reunião o chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado; o presidente do CIRN- Centro Israelita do Rio Grande do Norte, Carlos Cortez; a presidente emérita da entidade, Marlene Borges, e o diretor de Segurança, Jaime Halegua.

Em Natal, Eldad também se reuniu com os secretários de Estado da Saúde Pública, Comércio e Recursos Hídricos.

A comunidade judaica potiguar recebeu o embaixador no novo prédio do CIRN. Na ocasião, o rabino da sinagoga Braz Palatnik, João Fernandes Dias de Medeiros (Yohanan ben Yedidyah SHELITAH), presenteou Eldad com seu livro “Nos passos do retorno: descendentes dos cristãos novos descobrindo o judaísmo de seus avós portugueses”. (Ed. Nordeste., 2005).

Eldad falou sobre as dificuldades da vida judaica em uma pequena comunidade e comparou-as com os sacríficios feitos pelos israelenses nos primeiros anos após a criação do Estado de Israel.

A visita foi destacada, entre outros, no jornal Tribuna do Norte e no blog Alerta Seridó.