Em Israel, as motos já conversam com os carros

Uma nova tecnologia de comunicação entre motocicletas e outros veículos (B2V), da empresa israelense Autotalks, promete aumentar a segurança dos motociclistas e diminuir os acidentes com motos, que causam cerca de 300 mil mortes anuais em todo o mundo.

A solução da Autotalks permite a detecção de motocicletas que não estão visíveis para o olho humano ou para câmeras de qualquer tipo. Ela usa comunicações de curto alcance para permitir que carros e motocicletas troquem dados, como velocidade, direção e localização enquanto estão em movimento, independentemente do clima ou da visibilidade.

Com base nesses dados trocados automaticamente, o dispositivo prevê em milissegundos o que acontecerá nos próximos 5 a 10 segundos, dando tempo suficiente para uma correção de curso

“É um sensor simples e confiável, que reduzirá acidentes entre motocicletas e veículos e também entre veículos. Esperamos que se torne uma tecnologia cômoda como o cinto de segurança”, afirmou o diretor executivo da Autotalks Hagai Zyss.

Tanto os EUA quanto os países europeus estão criando regulamentos que obrigam os fabricantes de equipamentos a incorporar tecnologias de prevenção de colisões, em veículos e motocicletas. Os veículos da maioria das montadoras já estão equipados com tecnologia de prevenção de colisões da israelense Mobileye.

“Temos projetos com grandes fabricantes de automóveis na Europa e um projeto com a Denso, um fabricante global de componentes automotivos no Japão, que entrará em operação em 2019”, disse Zyss.

Fonte: Conib