(Bloomberg) — A Elbit Systems, a fabricante de drones israelense, está se preparando para vender seu primeiro produto de consumo em quase 25 anos — óculos de realidade aumentada para ciclistas equipados com tecnologia desenvolvida para capacetes de pilotos de caça.
Produzidos pela Everysight, uma empresa derivada da Elbit, os óculos têm uma superposição para projeção de mapas que ajuda os ciclistas a percorrerem novos terrenos, oferece métricas de desempenho em tempo real e permite que os ciclistas recebam notificações, chamadas e mensagens de texto. O diretor financeiro da empresa, Joseph Gaspar, disse que a solução é similar à tecnologia de prevenção de obstáculos para carros autônomos desenvolvida pela Mobileye, uma empresa israelense comprada pela Intel em março por US$ 14,7 bilhões.
“Uma parte da nossa estratégia é pegar tecnologias do setor de defesa e buscar aplicações no mercado comercial, e parte dele é consumo”, disse o CEO Bezhalel Machlis em entrevista.
Maior empresa de defesa de capital aberto de Israel, a Elbit vende produtos aéreos, terrestres, navais e de cibersegurança e viu sua receita anual crescer quase 5 por cento no ano passado. Nos últimos seis meses, as ações da companhia com sede em Haifa subiram 16 por cento, mais do que a média de seus pares globais. Contudo, o crescimento médio de 3 por cento das vendas em cinco anos é inferior à média de seus pares em mais de 5 por cento e sua margem Ebitda de três anos é de 12,7 por cento, contra uma média de 13,4 por cento de seus pares, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Empresas derivadas
Machlis disse que cerca de um décimo da receita anual da Elbit vem de produtos civis — principalmente sistemas de aviação — e que a companhia também reformulou tecnologia militar para o setor de carros autônomos.
“Estamos tentando nos adaptar ao mercado comercial e em 2016 nos tornamos fortes no mercado automotivo”, disse Machlis. “Nossa segunda área de produtos comerciais são os aparelhos de vestir, como os vistos na Everysight.”
A Elbit forma parcerias estratégicas para suas empresas derivadas, oferecendo a tecnologia e trazendo investidores e parceiros fortes em mercados relevantes. A Saban Capital Group, fundada pelo bilionário Haim Saban, é uma das investidoras da Everysight, cujos óculos deverão chegar ao mercado até o fim do ano. O custo será comparável ao dos smartphones e de outros aparelhos, informou a companhia, sem dar detalhes.
“Se eles precisam criar mais receitas? Se você já tem uma tecnologia e pode dar outro uso a ela, faz sentido monetizá-la de todas as formas possíveis”, disse o analista do Citi Michael Klahr.
Gilad Alper, chefe de pesquisa de ações estrangeiras da Excellence Nessuah Brokerage em Petach Tikva, Israel, disse que as empresas de defesa nem sempre fazem um bom trabalho na transformação de tecnologias militares em produtos comerciais porque os mercados são muito diferentes.
“Há muitos motivos para ceticismo, mas isso não as impede de ter sucesso”, disse Alper.