Ecoppia fornece robôs para limpeza de módulos em usina fotovoltaica no Egito

A israelense Ecoppia, reconhecida mundialmente em soluções robóticas para sistemas de energia solar fotovoltaica, acaba de anunciar um novo projeto em um dos maiores parques solares do mundo, em BenBan, no Egito.

Localizado próximo à cidade de Aswan, no sul do Egito, o parque tem uma capacidade total de 1.650 MWp, para gerar uma produção anual de cerca de 3,8 TW, espalhado por quase 40 quilômetros. O local apresenta nível alto de radiação, mas a instalação sifre com a presença de elevadas quantidades de soiling e areias do deserto, exigindo limpeza frequente para garantir uma produção estável e ideal.

Para essa situação, as soluções robóticas da Ecoppia mostram-se muito eficazes, reconhecidas por limparem quase 10 milhões de painéis solares todas as noites em condições climáticas adversas, o equivalente a cerca de 2.500 MW de instalações em todo o mundo.

Segundo a empresa, os robôs também são plenamente seguros e confiáveis em todos os tipos de módulos, incluindo vidro sobre vidro e bifacial. As soluções são totalmente autônomas, e não precisam de uso de água nem de energia, permitindo que proprietários de instalações aproveitem os benefícios de um desempenho máximo durante todo o ano, enquanto reduzem suas despesas de O&M e, em geral, seu LCOE.

Para o parque de BenBan será instalada a solução T4 de Ecoppia, caracterizada pelo seu reduzido peso e concebida especialmente para rastreadores de eixo único. A multinacional israelense atende grandes players do mercado de energia, como Engie, EDF, First Solar, Fortum, ReNew Power, Azure Power e outros, assumindo compromissos a longo prazo.

Jean Scemama, diretor executivo da Ecoppia, disse estar animado por participar da revolução sustentável no Oriente Médio. “Entrar em um novo país é um grande marco no crescimento da empresa, em especial quando o projeto está em um dos maiores e mais importantes parques solares do mundo”, acrescentou.

“Temos vasta experiência na região, operando no Oriente Médio desde o início de 2014. Isso nos permite agregar valor a tais projetos, pois vemos cada vez mais empresas de energia avançando rumo à automação plena de suas atividades de O&M”, concluiu.

A Ecoppia tem mais de 16 GW de contratos assinados. Os algoritmos de propriedade da empresa e as soluções robóticas tornam a O&M do dia a dia em instalações solares mais seguras, mais eficientes e mais confiáveis.

A empresa de capital aberto tem suporte de destacados fundos de investimento internacionais, atuando junto às maiores empresas de energia do mundo, limpando milhões de painéis solares a cada dia.

Fonte: Portal Solar