Dois anos antes da Copa, britânica percorreu maratona com exoesqueleto biônico.

Quase dois anos antes do exoesqueleto robótico do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis dar o que deveria ser o chute inicial da Copa do Mundo de 2014, uma britânica paraplégica percorreu uma maratona com ajuda de uma veste robótica.

Claire Lomas, 32 anos, completou a prova de 42 km da Maratona de Londres em agosto de 2012. Isso foi possível com ajuda do aparelho batizado de ReWalk.

A britânica demorou 16 dias para completar o circuito e atravessar a fita vermelha estendida especialmente para ela. Foi quando conseguiu um feito histórico e se tornou a primeira pessoa a completar uma maratona com a ajuda de um exoesqueleto.

Criado pelo médico israelense Amit Goffer, o ReWalk é considerado a primeira tecnologia desse tipo a ser comercializada. Trata-se de um suporte para os membros inferiores com motores em cada junta. Há também vários sensores controlados por um computador central.

A veste é movida a baterias recarregáveis e trabalha a partir de algoritmos. Estes analisam o movimento corporal do paciente e produzem diferentes tipos de reação, como pular ou subir escadas. A tecnologia também detecta o balanço do corpo, o que permite que ela caminhe com o auxílio de muletas. Diferente do ReWalk, o exoesqueleto de Nicolelis é controlado pela mente do paciente.

Claire sofreu fraturas no pescoço e na altura do tórax em 2007, quando montava seu cavalo e bateu contra uma árvore. Ela também teve o pulmão perfurado. Com ajuda de amigos e parentes, levantou 43 mil libras necessárias para comprar o ReWalk, que a fez ficar de pé e dar os primeiros passos desde o acidente.

Assista ao video: Britânica completa maratona de 42 Km com exoesqueleto biônico.

Fonte: Info Abril.