Do Brasil a Dubai, startup israelense protege bilhões de dólares contra lavagem de dinheiro

A turbulência em curso sobre o coronavírus e a guerra da Rússia na Ucrânia estão pressionando ainda mais as instituições financeiras para garantir que os pagamentos internacionais não sejam vítimas das sanções ou fraudadores de Moscou.

Theta, uma fintech israelense de rápido crescimento, está na linha de frente desse esforço, protegendo centenas de bilhões de dólares em fluxo de caixa contra lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Os pagamentos internacionais, que já valem US$ 37 trilhões, estão crescendo rapidamente graças às plataformas digitais emergentes, mas crimes financeiros não detectados estão prejudicando o crescimento da receita.

Os algoritmos proprietários da empresa analisam as transações em relação a dezenas de indicadores de risco associados a crimes financeiros para detectar anomalias que indicam que criminosos e terroristas estão movimentando dinheiro.

A Payoneer, a parceira mundial de comércio digital, escolheu a ThetaRay para rastrear pagamentos internacionais em sua plataforma global. Quando a Payoneer teve a opção de se proteger contra ameaças novas e emergentes, a necessidade de flexibilidade e velocidade foram os principais atributos, diz o diretor de conformidade Michael Sheehy.

“O aprendizado de máquina e a inteligência artificial nos permitirão nos adaptar e responder muito mais rapidamente aos nossos modelos e riscos”, disse Sheehy. “Vimos muito sobre o aprendizado de máquina um do outro e como ele funciona, mas ficamos realmente impressionados quando vimos a prova de conceito com o ThetaRay.

“Podemos manipular o sistema deles de maneira mais eficiente e rápida para atender efetivamente às nossas necessidades, para que possamos nos concentrar nas coisas em que realmente precisamos nos concentrar”.

Os outros clientes da ThetaRay incluem o Mashreq Bank nos Emirados Árabes Unidos – o primeiro para uma empresa israelense – e três dos 12 maiores bancos correspondentes fora da China. Neste mês, a empresa fechou acordo com o Travelex Bank, maior especialista em câmbio do Brasil.

“ThetaRay é o único fornecedor que atende aos altos padrões de negócios, oferecendo monitoramento de transações baseado em IA e triagem de sanções em uma única plataforma”, diz Celia Pizza, diretora de conformidade do Travelex Bank.

Ao garantir a confiança nos pagamentos domésticos e internacionais, as instituições financeiras iniciantes israelenses podem expandir suas oportunidades de negócios para áreas antes consideradas arriscadas.

As instituições financeiras são multadas em bilhões de dólares a cada ano por não cumprirem os programas de combate à lavagem de dinheiro e privacidade de dados.

A ThetaRay assinou 10 novos contratos no segundo trimestre de 2022, incluindo o acordo deste mês com a Travelex, à medida que a demanda por proteção antifraude continua crescendo.

“O Travelex Bank representa uma nova geração de empresas globais que estão preparando sua infraestrutura de remessas e pagamentos para condições de mudança”, disse Mark Cassidt, CEO da ThetaRay. “Estamos muito orgulhosos e empolgados em formar esta parceria com a Travelex que ajudará a impulsionar o crescimento da economia global”.