Dispositivo israelense reduz delírio em pacientes de UTI

Um dispositivo de tecnologia médica desenvolvido em Israel está sendo testado em pacientes de unidades de terapia intensiva (UTI) hospitalares, incluindo aqueles feridos durante a atual guerra entre Israel e o Hamas.

O objetivo é reduzir o delírio (estado alterado de consciência, caracterizado por episódios de confusão, que podem se desenvolver ao longo de horas ou dias) que costuma acometer pacientes internados nessas unidades, principalmente aqueles que estão intubados.

A desorientação e a falta de comunicação em pacientes de UTI podem levar a delírios, como pesadelos e alucinações, a taxas que chegam a 80%. A empresa israelense EyeControl projetou um fone de ouvido de plástico leve com a intenção de evitar esse delírio. A redução desse estresse agudo poderia diminuir as chances de os pacientes desenvolverem transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após deixarem a UTI.

Inicialmente, este fone de ouvido foi criado como uma ferramenta de comunicação alternativa e aumentativa para pacientes com doenças como a esclerose lateral amiotrófica avançada (ELA). No entanto, a sua funcionalidade foi adaptada para melhorar a recuperação dos pacientes da UTI, que ficam sedados e conectados aos ventiladores apenas temporariamente.

O dispositivo está sendo testado no Beilinson Medical Center em Petah Tikva e no Samson Assuta University Hospital em Ashdod, além de iniciar um terceiro teste em um grande hospital em Boston.

O headset da EyeControl consiste em três partes principais: uma câmera infravermelha que rastreia o movimento dos olhos, um headset de condução óssea e uma plataforma baseada em nuvem que se conecta ao headset e permite que ele seja controlado de qualquer lugar via Wi-Fi. Há também uma pequena caixa de controle que pode ser fixada na cama do paciente com botões para controlar a potência e o volume.

Embora os pacientes não usem os fones de ouvido durante o horário de visita para permitir a comunicação direta com suas famílias, eles os usam durante a maior parte do dia e da noite.

O aparelho vem como um fone de ouvido de plástico leve e tem foco unidirecional. Familiares e amigos dos pacientes podem enviar mensagens de áudio por telefone, WhatsApp ou aplicativo especial EyeControl, que são então carregadas na plataforma do aparelho. As mensagens, que podem incluir música, vozes familiares e mensagens de orientação, são programadas para serem reproduzidas em horários específicos durante o dia.

O headset também possui uma câmera infravermelha que rastreia os movimentos oculares do paciente enquanto responde perguntas adaptadas do Método de Avaliação de Confusão para Unidade de Terapia Intensiva (CAM-ICU). Estas respostas podem ajudar a equipe médica a avaliar o nível de delírio do paciente e ajustar a sedação, o que pode melhorar a recuperação e reduzir a hospitalização.

Dr. Ami Mayo, diretor da UTI, destacou que EyeControl é uma solução benéfica para famílias e pacientes. O ambiente da UTI pode ser perturbador e o dispositivo oferece às famílias uma maneira de se comunicarem com seus entes queridos e lhes dá uma sensação de controle.

A tecnologia do EyeControl é apoiada pela Autoridade de Inovação de Israel, pelo Conselho Europeu de Inovação e por vários investidores em tecnologia de saúde.

Fonte: Revista Bras.il a partir de Noticias de Israel
Foto: EyeControl (Cortesia)