Diretor do Google conta como é trabalhar na empresa dos sonhos da maioria dos jovens

Vicente Carrari 2Vicente Carrari, 34,  é  diretor comercial para o Mercado de Educação do Google no Brasil, com a responsabilidade de captar clientes do segmento da educação e oferecer os serviços da plataforma do Google. Formado em publicidade sempre foi um apaixonado pela Internet e veio reforçar o time de vendas do Google em 2006, na época uma empresa desconhecida e com menos de 50 funcionários. Antes de chegar à gigante de tecnologia, ele passou por oito empresas de Internet, das quais sete faliram. Hoje, passados alguns anos, a empresa é considerada a melhor para se trabalhar no mundo. Vicente não se arrepende de não ter desistido do seu sonho de trabalhar no mercado digital.

Como é trabalhar no Google e como surgiu o seu interesse pelo mundo digital?

Sempre fui um apaixonado pela Internet. Meu pai e minha mãe são físicos, e desde muito jovem eu já tinha um computador e era muito curioso. Me formei em Publicidade, mas sempre trabalhei com Internet, em uma época em que ela inda estava engatinhando no país.  Hoje sou um dos mais antigos funcionários do Google no Brasil. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na  internet e lidera praticamente 90% do segmento de buscas no Brasil. O  escritório de São Paulo atua na área de vendas, marketing e publicidade.

O mesmo modelo do Google no Brasil funciona em todos os países?

A arquitetura dos prédios é alinhada em todos os países onde o Google está presente, porém, cada escritório tem um layout diferente, no Brasil, por exemplo, homenageamos vários bairros de São Paulo. O escritório (que ocupa seis andares de um imponente edifício na Avenida Faria Lima),  tem academia, refeitório e quem quiser pode trazer seu cachorro para o trabalho. Além de  investir pesado em criatividade e inovação, os espaços de lazer são valorizados,  com cadeiras de massagem, mesa de pebolim e vídeo game. Mas nem tudo é festa. O trabalho é voltado para os resultados e todos tem metas agressivas de crescimento e inovação.

Como você vê a relação entre internet e educação?

O jovem de hoje faz parte de uma geração chamada “always on”, ou seja, ele está conectado o tempo todo e tem a vida mediada pela internet. Hoje o mobile também ganhou relevância. De cada quatro vídeos, um é visto no celular. Por este motivo é importante adaptar o conteúdo dos sites para os tablets e smartphones. A internet também está invadindo as salas de aula e o professor em breve terá o papel de “designer educacional”, responsável por preparar o aluno para desenvolver habilidades de aprendizagem que são consideradas imprescindíveis aos profissionais e cidadãos em um mundo centrado na inovação. O Ensino a Distância (EAD) também  é uma importante ferramenta de aprendizado e de inclusão.

Há muita expectativa em torno do lançamento  do Google Glass. Como ele funciona e quando será lançado no Brasil?

O Google Glass é um wearable  em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Ele é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferencias. Ele ainda está na fase do programa de exploradores e tem lançamento comercial previsto para o final deste ano. Com certeza será uma poderosa ferramenta dentro e fora da sala de aula.

Quais dicas você daria a um jovem em início de carreira com interesse pela área de TI?

Aprenda inglês ou alguma outra língua, pois a diversidade é muito importante. Vá atrás do que você ama e seja o melhor. Seja curioso, nunca pare de ler e de correr atrás da informação. Faça uma grande Faculdade e extraia dela o máximo possível. Tenha coragem para fazer o que você acha que deve fazer, e não apenas o que é mais seguro, e o mais importante: não tenha medo de fracassar.

Há algo que gostaria de acrescentar?

Acho importante destacar a importância do papel da inovação nos dias atuais. Ela é como um músculo que precisa ser exercitado sempre. Hoje, a maioria das empresas já tem um diretor de inovação, alguém que esteja aberto a questionamentos e que  trabalhe unicamente  nesta função, repensando a empresa e com metas de inovação.

Confira imagens do Google em Tel Aviv:

http://officesnapshots.com/2013/01/31/google-tel-aviv-office-design/

Faça um tour no escritório do Google em São Paulo:

http://vejasp.abril.com.br/materia/escritorio-google