Dip-Tech transforma fachadas de prédios em arte.

A empresa israelense Dip-Tech, que lidera a revolução da impressão digital em vidro, estará no Brasil de 5 a 12 de setembro.

Os vitrais são uma das principais atrações em muitas igrejas famosas do mundo. Uma empresa israelense decidiu levar esse colorido trabalho artístico a um nível superior. Trata-se da Dip-Tech e, graças à sua inovadora solução de impressão digital em vidro, prédios com visual comum se transformam em uma extraordinária referência.

A impressão em vidro não é novidade. Mas imprimir em vidro com tintas cerâmicas duráveis transferindo digitalmente as imagens para os painéis de vidro é revolucionário.

Desde que foi lançada em 2005, na cidade de Kfar Saba, na região de Tel Aviv, a solução exclusiva da empresa transformou hospitais, shopping centers, museus, prédios comerciais e universidades no mundo em obras de arte.

Na Austrália, há o novo Munday Wall, um enorme mural de 8 x 9 metros que mostra uma pintura indígena reproduzida em vidro.

Dip-Tech

Harlem Hospital

O  Harlem Hospital em Nova York é outro ótimo exemplo, com sua colorida fachada feita de painéis de vidro nas cores e nos estilos da arte e da cultura do Harlem da década de 1930.

Dip-Tech 2
Banco Barclays na França

A Manuelle Gautrand Architecture “vestiu” a fachada da sede francesa do banco Barclays com padrões de mármore dobrados, em um efeito geométrico de origami, usando o vidro impresso digitalmente com tinta cerâmica.

A fachada do Centro Acadêmico Carmel em Haifa destaca coloridos e vívidos retratos de personalidades culturais israelenses conhecidas na parte externado prédio.

O CEO Yariv Matzliach vêa Dip-Tech como parte da revolução da impressão digital de Benny Landa.

“Ele fez isso na impressão em papel; nós estamos fazendo no vidro”, disse Matzliach ao ISRAEL21c. “O nicho da Dip-Tech é digitalizar o mundo do vidro. Nossas impressoras estão instaladas e trabalhando em todo o mundo. A combinação entre a indústria tradicional e o produto final é uma obra de arte, e isso é o que nos dá a alegria de ser parte da revolução digital.”

Fabricado em Israel, impresso globalmente

Com sede em Israel, a Dip-Tech tem escritórios de vendas nos Estados Unidos, na China e na Europa. Desde 2010, a empresa vem mostrando crescimento de 30-50%. Matzliach diz que neste ano as vendas devem alcançar US$ 30 milhões.

Dip-Tech 3
Obra do artista Alexander Beleschenko

O artista Alexander Beleschenko venceu uma competição com este multicoloridodesign impresso em vidro para a Universidade de Exeter, no Reino Unido. A impressão digital em vidro com tinta cerâmica da Dip-Tech foi a única solução capaz de atender aos desafios representados por inúmeras cores integradas em uma aplicação externa.

A Dip-Tech cria a inovadora tecnologia e depois vende seu sistema de software de processamento de imagem, suas tintas cerâmicas e impressoras digitais para fabricantes de vidro em todo o mundo.

“Patenteamos nossa tecnologia com a Universidade Hebraica de Jerusalém, para desenvolver tintas cerâmicas patenteadas. Também patenteamos nossas impressoras. Temos uma propriedade intelectual muito forte”, afirma Matzliach. “Acredito que nossa tecnologia seja a tecnologia líder.”

O primeiro passo no processo é que os designers e arquitetos apresentem uma imagem que gostariam de ver em um prédio. Por exemplo, arquitetos da Ventrano conceberam a ideia de um painel de floresta para o complexo comercial AFIMALL em Moscou.

Eles então usaram o software de processamento de imagem da Dip-Tech — um programaespecial que transforma arquivos gráficos em imagens prontas para impressão que são ajustadas para resultados excelentes em vidro. Esse processo é exclusivo para impressão digital e jamais poderia ser realizado com métodos tradicionais como a serigrafia.

O próximo passo é escolher as cores. Diferentemente da impressão UV, as tintas cerâmicas digitais resistentes a condições climáticas da Dip-Tech se fundem ao vidro, explica Matzliach. E isso as protege do desbotamento. O desenho impresso permanecerá pelo tempo de duração do vidro.

Dip-Tech 4
A Fazenda de Vidro na Holanda.

 A parte externa do AFIMALL mostra a imagem fotorrealista de uma floresta russa típica, digitalmente impressa em vidro em 2.650 painéis. Elementos em vidro adicionais se projetam do prédio, e a imagem cria uma impressão de profundidade em relação à floresta.

“A impressão digital é uma ferramenta que possibilita incorporar e expressar ideias que até agora existiam apenas no papel”, disseram os arquitetos Jesús Zafra e Javier Alarcón, que construíram um inovador escritório na Espanha.

Funcionalidade do vidro impresso

Matzliach diz que as tintas cerâmicas digitais da Dip-Tech, quando impressas em vidro, apoiam múltiplas funções de sustentabilidade, incluindo eficiência energética, controle solar e de luz, difusão e transmissão da luz, redução de brilho, renovação urbana e preservação de prédios, condutividade elétrica e uso de materiais de baixo impacto.

A solução da Dip-Tech para vidro também pode ser usada em superconstruções, “blacksplashes” e elementos de interiores.

Dip-Tech 5
Secrets The Vine Cancun Resort and Spa, em Cancún.

A empresa criou uma aplicação anticolisão para vidro que poderia salvar as vidas de milhões de pássaros no mundo. “Temos uma características especial, em que um pássaro pode ver o vidro a partir de uma distância, graças ao padrão impresso”, diz Matzliach.

A Dip-Tech também desenvolveu uma tinta antiderrapante para pisos e tetos, adequada para aplicações domésticas e comerciais.

Atualmente, a Dip-Tech está trabalhando em um vidro à prova de balas para carros blindados e um vidro para transportes especializados para janelas de trens, ônibus e aviões, além de soluções de impressão econômicas para substituir janelas de carros.

A empresa virá ao Brasil para visitar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no período de 5 a 12 de setembro, com o intuito de se reunir com escritórios de arquitetura interessados na sua tecnologia e também com agentes e distribuidores do mercado de materiais para arquitetura.

Assista ao video: Worldwide Architectural Glass Projects Dip-Tech

Caso possua interesse em receber mais informações sobre a empresa, ou gostaria de realizar um contato referente a organização de uma reunião com a empresa, por gentileza entre em contato com as nossas missões econômicas:

São Paulo

Luciana Detoni

Luciana.Detoni@israeltrade.gov.il

Tel. (11) 3032-3511

Ana Paula Molino

Ana.israeltrade@gmail.com

Rio de Janeiro

Tamires Poleti

Tel. (21) 3253-6895

Tamires.Poleti@israeltrade.gov.il

Fonte: Itrade.