Delegação do Ministério das Relações Exteriores de Israel participa de Painel Econômico visando o incremento das relações bilaterais

Uma delegação de 25 funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Israel em visita ao Brasil participou nesta terça-feira, 05 de novembro, de um Painel Econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento, promovido pelo Consulado de Israel em São Paulo em parceria com a FIESP e com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria teve como objetivo permitir um maior conhecimento do Brasil no contexto regional, político e econômico, de forma a estimular o incremento das relações bilaterais.

O Painel contou commediação de Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel e teve como palestrantes o cientista politico Heni Ozi Cukier e o diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, Roberto Gianetti da Fonseca. Também compuseram a mesa o vice diretor da Divisão da América Latina do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Itzhak Shoham, e o cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea.

Itzhak Shoham e o cônsul Yoel Barnea abriram o encontro ressaltando a importância das relações bilaterais entre Brasil e Israel, bem como a relevância de que os diplomatas israelenses saibam mais sobre o país, de forma a incrementar a cooperação e as relações econômicas.

Jayme Blay fez uma apresentação detalhada sobre o trabalho da Câmara, que tem como missão incrementar as relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel, buscando a abertura de novas oportunidades e o acesso a novas tecnologias entre os dois países. “ A Câmara é uma entidade que tem 54 anos e uma vida longa dentro do ambiente empresarial brasileiro, e que cresceu nosúltimos anos devido ao incremento das relações comerciais entre Brasil e Israel. Queremos fazer o “matchmaking” entre as duas partes, e para isso também precisamos que as empresas israelenses se associem e utilizem a extensa rede de contatos e o expertise da Câmara”, frisou.

Como os fatores geográficos moldam a condição geopolítica do país e acabam sendo um impedimento para o desenvolvimento econômico foi o tema abordado por Cukier, que destacou também os desafios que impactam na posição política e de segurança do país. “Cada vez mais o Brasil está se tornando um player global. Dentro deste cenário, o evento

de hoje foi muito importante para ajudar os pensadores da política externa israelense a entender melhor o Brasil e se aproximar ainda mais”.
Gianetti traçou uma panorama sobre a evolução econômica do Brasil destacando o momento atual, ocomércio exterior, os investimentos estrangeiros e em infraestrutura, bem como o que pode ser desenvolvido em termos de investimento, tecnologia, comércio exterior, importações e exportações entre Brasil e Israel.

“O Seminário nos deu a maravilhosa oportunidade de conhecer e entender melhor as questões econômicas, bem como as implicações políticas do Brasil, com excelentes expositores que traçaram um panorama completo do país”, destacou a diplomata israelense Galit Baram, integrante da comitiva.

Além de São Paulo, os diplomatas israelenses também visitarão Brasília e o Rio de Janeiro.

fisesp