Uma das maiores redes de supermercados de Israel começará a entregar mantimentos por drone no próximo mês em um projeto piloto. Voos de teste já ocorreram em Modi’in, no centro de Israel, com dois drones pousando no telhado do centro de logística de Rami Levy.
A partir de 18 de setembro, os trabalhadores do centro poderão encomendar suas compras para entrega aérea em uma loja próxima ao Yishpro Center.
A startup israelense Cando, que opera uma frota de UAVs (veículos aéreos não tripulados) para mapeamento, levantamento, segurança pública e entregas, espera fazer 60 voos por dia durante o teste de cinco dias e realizará mais voos por uma semana ou duas em dezembro. A empresa foi fundada em 2019 por três ex-oficiais seniores da IDF. No mês passado, Rami Levy, pioneiro do varejo de alimentos com desconto em Israel, revelou em uma notificação à Bolsa de Valores de Tel Aviv que havia comprado um terço de suas ações, por uma quantia não revelada.
Cando diz que entregas de drones para Rami Levy podem se tornar parte das operações normais dentro de dois anos. A pequena frota de quatro ou cinco drones implantados em testes voará de forma autônoma, usando software operacional e de navegação com Inteligência Artificial (IA), sem qualquer envolvimento de um piloto humano e voando além da linha de visão.
“Ainda não é o processo comercial completo, mas estamos construindo cada parte da cadeia, passo a passo”, disse Julia Katz, vice-presidente de estratégia e infraestrutura da Cando, à NoCamels. “Há muitos componentes nessa infraestrutura que ainda não estão funcionando, por exemplo, os helipontos em que os drones pousam.
“Estamos construindo a infraestrutura para entrega comercial nos últimos dois anos e, finalmente, assinamos para cooperar com Rami Levy. “O primeiro projeto piloto será entre o centro logístico Rami Levy e o shopping Yishpro, e de volta e os primeiros clientes serão os funcionários da Rami Levy.
“Eles poderão pedir comida ou qualquer outra coisa na loja, e nós entregaremos e construiremos nossa experiência”. Os reguladores só permitirão que os drones carreguem uma carga máxima de 2,5 kg no momento, mas são capazes de lidar com 10 kg ou mais.
Um porta-voz da rede de supermercados disse que sua prioridade é desenvolver um sistema que permita voar centenas de drones de uma única sala de controle para vários destinos. Construir a capacidade de usar drones para entrega é algo que ajudará todo o ecossistema em Israel, diz Katz. “Em 10 anos, usaremos táxis autônomos para transportar pessoas. Para estar nesse ponto em 10 anos, temos que começar a construir a infraestrutura agora. Há tantos jogadores neste ecossistema, temos que cooperar e construí-lo juntos.
Em um desafio no mês passado, um drone Cando correu com um motociclista para entregar sorvete a uma criança a 1 km de distância, em linha reta, em Beersheva, sul de Israel. O drone chegou em três minutos e 37 segundos. A moto levou 11 minutos.
Rami Levy está entre os primeiros supermercados do país a realizar testes de entrega por drones. Em junho, seu rival Yochanonof realizou um voo de teste em Yerucham, no sul de Israel, por meio de uma empresa incubadora.
As entregas de drones de supermercados estão aumentando em popularidade em todo o mundo. A Amazon diz que iniciará entregas de drones de uma hora, com a marca Prime Air, em partes dos EUA – Texas e Califórnia – ainda este ano.
Em março, a rede de supermercados australiana Coles lançou entregas diretas por drones nas casas dos clientes em menos de 10 minutos, sem taxa de entrega e sem gasto mínimo, com um alcance limitado de 250 itens.
Nos EUA, o Walmart está expandindo o serviço de entrega de drones lançado no ano passado. Até o final de 2022, diz que chegará a 4 milhões de lares nos estados do Arizona, Arkansas, Flórida, Texas, Utah e Virgínia. Os clientes pagam um adicional de US$ 3,99 e podem esperar suas compras em meia hora.
Fonte: NoCamels e Israel Trade
Imagem por Josh Sorenson