Datora e israelense Shield-IoT lançam serviço para proteger IoT

A Datora Telecom, fornecedora de conectividade, junto com a israelense Shield-IoT, empresa de soluções de software de segurança de IoT (internet das coisas), anunciaram recentemente o lançamento de uma solução de segurança cibernética destinada a proteger dispositivos e redes de IoT conectados aos SIM’s cards produzidos pela Datora.

O novo serviço de segurança SaaS (serviços de softwares) permitirá que a Datora e seus clientes monitorem e protejam qualquer dispositivo, em qualquer aplicativo e em qualquer escala.

A nova solução analisa as informações enviadas e recebidas do dispositivo para nuvem, criando um alerta toda vez que detecta os primeiros sinais de ataques cibernéticos e eventos operacionais desconhecidos, antes mesmo que qualquer dano possa ocorrer. O serviço é baseado na tecnologia da Shield-IoT, one-of-a-kind Coreset-AI, que permite identificar comportamentos suspeitos em tempo real em milhões de dispositivos.

“O serviço de segurança SaaS não necessita de alterações na rede ou qualquer instalação nos dispositivos, permitindo que a adesão à tecnologia seja rápida, sem muitos esforços ou recursos internos. Esta solução foi projetada para proteger as redes de IoT contra ameaças atuais e futuras”, diz Udi Solomon, CEO e cofundador da Shield-IoT.”

Além dos alertas, usuários deste novo serviço recebem relatórios que auxiliam a tomar decisões para medidas preventivas, com dados que vão desde o tipo de evento duvidoso ao grau de severidade. Vale reforçar que a solução não necessita de agentes terceiros, permitindo que os clientes assinem rapidamente o serviço.

Parceria

Com os avanços e transformações digitais dos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de aplicativos e softwares que contribuem com seu dia a dia. Na palma da mão, é possível abrir portas, ligar carros, acessar câmeras, entre outras facilidades que até então pareciam muito distantes. Junto com todo esse universo de IoT, exposições e invasões tornam-se cada vez mais recorrentes. Se o número de transações online aumentou, o número de ataques seguiu o mesmo ritmo.

World Economic Fórum de Davos, em sua edição de 2020, constatou que o cibercrime é um dos cinco riscos globais que mais desafiará o mundo nos próximos anos. Hoje, de acordo com o estudo realizado pela TGT Consult e a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), publicada na Revista Forbes, o número de dispositivos conectados que se conversam já subiu para 27 bilhões no mundo. Aumento bem expressivo quando comparado aos 11.3 bilhões do ano anterior, indicado pela alemã Statista.

Para Tomas Fuchs (foto), CEO do Grupo Datora, a parceria veio no momento certo, uma vez que o mercado brasileiro de IoT não para de crescer. “É preciso entender que um dispositivo IoT pode não apresentar riscos, mas à medida que ele conversa com outros dispositivos e acessa dados na rede, a ameaça passa a ser real. Precisamos proteger mercados e clientes”, afirma Fuchs.

(Com assessoria de imprensa)

Foto: Silvie Lindemann