Criada a Federação das Câmaras de Comércio Mercosul-Israel

Os presidentes das câmaras binacionais Mercosul-Israel assinaram no sábado, 28 de novembro, em Buenos Aires a criação da Federação das Câmaras de Comércio Mercosul-Israel. A decisão foi anunciada durante a reunião de câmaras binacionais do Mercosul (Argentina, Brasil e Uruguai) e Israel, com a presença do cônsul honorário de Israel no Paraguai.

A Federação das Câmaras de Comércio Mercosul-Israel foi fundada com o objetivo de aumentar o comércio bilateral, bem como os investimentos e o valor agregado tecnológico das empresas PME  do bloco sul-americano.

A reunião, que contou com a presença de Jayme Blay (Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria), Julie Rothschild (Câmara de Comércio Israel-Uruguai) e Alexander Rubin, cônsul honorário de Israel no Paraguai e promotor da fundação da câmara de comércio israelense paraguaio,  foi aberta pela Embaixadora de Israel na Argentina, Dorit Shavit.

A anfitriã do encontro foi a Câmara Israelita Argentina de Comércio (ICIC), representada pelo seu presidente, Mario Montoto, pela vice-presidente Graciela Romer e pelo diretor secretário Dario Sykuler.

Em adição aos incremento dos vínculos científicos, culturais e das relações econômicas e comerciais entre o Mercosul e Israel, a nova  Federação  também promoverá a expansão da rede de serviços aos associados das câmaras parceiras, para além das suas fronteiras nacionais.

A Embaixador Shavit saudou a iniciativa com muita enfase,  desejando-lhe um futuro pleno de êxitos .

Na abertura do encontro, o presidente do ICIC enfatizou a necessidade de reforçar o papel da Câmara como um extraordinário veículo para ampliar os negócios, com a capacidade de fornecer serviços a nível regional, como o Mercosul.

Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel, sugeriu a integração das estratégias de cada Câmara, visando otimizar esforços para obter investimentos e permitir a incorporação de tecnologias aos diferentes setores produtivos, o que foi apoiado por unanimidade.

DSC_7504

DSC_7508

DSC_7513