Em um mundo onde tudo está se tornando automatizado e conectado, o Singlecue dá um passo adiante. Imagine se sentar em frente à sua televisão e tirar o som simplesmente levando o dedo indicador aos lábios em um gesto de pedir silêncio. Nos próximos meses, essa visão se tornará realidade.
O Singlecue é um aparelho de automação doméstico, projetado pela EyeSight Technologies, de Israel. O Singlecue é colocado sobre o monitor da TV e promete aos usuários controle total, à base de gestos, de praticamente qualquer objeto. Embora o Singlecue tenha uma lista oficial de equipamentos compatíveis, você pode ensiná-lo a reconhecer quase qualquer coisa com um sensor infravermelho, Wi-Fi ou Bluetooth.
“Você sente liberdade total”, disse o CEO da EyeSight, Gideon Shmuel.
Uma casa sem controle remoto, na qual o controle dos aparelhos é unificado em uma única interface, ajuda-o a realizar muitas funções básicas por meio de gestos, eliminando boa parte da necessidade de múltiplos controles remotos, aplicativos e cabos excessivos. “O Singlecue transforma o usuário em um controle remoto”, afirma Shmuel.
26 milhões de dispositivos de “internet das coisas” até 2020
O Singlecue é um produto que reúne a última tecnologia em movimentos de coisas, que busca conectar muitos sistemas – não apenas computadores e aparelhos manuais – à internet. “O Singlecue não é apenas um acréscimo ao mercado da casa inteligente”, explica Shmuel. “Ele pega todas as coisas existentes e as coloca em um lugar, com uma experiência divertida e intuitiva.”
A empresa de pesquisa de tecnologia da informação Gartner estima que haverá 26 milhões de dispositivos de “internet das coisas” – como relógios de pulso inteligentes, aparelhos de saúde e equipamentos de automação domésticos que incluem o Singlecue – até 2020. Nesse sentido, o Singlecue não se encaixa no modelo tradicional de automação doméstica, pois é conectado à internet e muito mais flexível e pertinente à vida em uma era tecnológica que cresce rapidamente.
Uma visita à sede da EyeSight oferece uma oportunidade de ligar a TV e o receptor com um único movimento de mão, controlar canais, volume e outros dispositivos conectados simplesmente “deslizando” pelos controles.
Controle do iTunes sem as mãos a partir de qualquer lugar da casa
O aplicativo da EyeSight para o sistema Mac OS, que ainda está em desenvolvimento, dará controle total do iTunes usando os mesmos gestos e uma câmera embutida. Em breve, você será capaz de pausar, pular músicas e controlar o volume – tudo sem tocar o teclado. Pense em não ter de lavar as mãos engorduradas na cozinha apenas para mudar a música!
A expectativa é que o produto se torne disponível no início de 2015 por US$ 129 para clientes que fizerem pré-encomenda. Os varejistas cobrarão em torno de US$ 199, estimam os representantes da empresa.
No entanto, a EyeSight ainda tem de começar a produção em massa do produto, pois ainda está trabalhando em uma versão melhorada e à prova de falhas da interface de usuário do Singlecue.
Fonte: NoCamels