Consulado Geral de Israel faz doação de biodigestor para Santa Catarina

Nesta quinta-feira, 4, o Cônsul Geral, Rafael Erdreich, participou da cerimônia de inauguração do biodigestor israelense, HomeBiogas, na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), doado pelo Consulado Geral de Israel.

Esteve presente na cerimônia o Presidente da EPAGRI, Giovani Canola Teixeira, o Diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, Leo Kroth, e o representante do HomeBiogas no Brasil, Leandro Toledano.

O HomeBiogas é um biodigestor israelense que gera energia limpa, renovável e sustentável. Seu funcionamento é simples e dispensa o uso de energia elétrica: graças a uma cultura de bactérias presente no reator do produto, cascas, ossos, restos de alimentos e fezes de animais de estimação são convertidos, diariamente, em até 7 horas de gás de cozinha. Neste sentido, possibilita, de uma só vez, o descarte adequado do lixo doméstico e o acesso a recursos cada vez mais escassos.

“Israel é um país pequeno e desértico em mais de 60% de sua extensão territorial. Ainda assim, logrou estabelecer uma indústria agrícola, de manejo de recursos hídricos e de inovação e tecnologia tão avançada a ponto de se tornar referência no assunto. Os biodigestores da empresa Homebiogas, neste sentido, são um exemplo de tecnologia acessível e de fácil implementação que possibilita a famílias e comunidades uma atitude sustentável no dia a dia, bem como dos produtos que a cooperação de Israel com o mundo pode ensejar”, disse o Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich.

Fonte e Foto: Israel em SP