Cônsul e prefeito abrem canal para cooperação entre Israel e Campinas

O cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, e o prefeito Dário Saadi se reuniram nesta quarta-feira, 7 de dezembro, no Gabinete do Paço Municipal de Campinas, para conversar sobre uma agenda de cooperação entre o país e a cidade. Entre as várias áreas de interesse, destacaram-se ciência e tecnologia, gestão de resíduos e também de cidades inteligentes. Novas visitas serão agendadas.

Para o prefeito, a ampliação dos contratos de Campinas com o mundo tem sido um interesse da Administração. “É excelente nosso relacionamento com a comunidade judaica e uma alegria recebê-los. Estamos abertos para conversar sobre o que podemos fazer de intercâmbio e troca de tecnologia”, disse o prefeito à comitiva, ao apresentar os potenciais da metrópole e seu forte ecossistema tecnológico e de desenvolvimento de conhecimento, que concentra cinco parques tecnológicos e 18 unidades de ensino superior, além de institutos de pesquisa que são referências nacionais. 

“Por conta de suas condições geopolíticas, Israel pensa de modo global, e fomenta, com isso, muita cooperação internacional, particularmente no campo da inovação tecnológica e científica. É o que pretendemos realizar aqui no Brasil”, afirmou Rafael Erdreich. O cônsul geral estava acompanhado do adido da Embaixada de Israel Ari Fischer, especialista israelense em água e agricultura da Agência de Cooperação Internacional de Israel (Mashav), e do assessor político do Consulado Geral, Caique Olivastro Terenzzo.

Áreas de interesse

O prefeito destacou o projeto da Usina Verde de Compostagem da Prefeitura, que transforma em adubo resíduos de galharia e lodo resultante do processo de tratamento da água da Sanasa. Dário Saadi também ressaltou a vocação da cidade para a tecnologia e falou sobre o projeto do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que está sendo desenvolvido em área de 17 milhões de metros quadrados no distrito de Barão Geraldo, onde já estão dois instalados centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e universidades, como a Unicamp e a PUC-Campinas.

O adido Ari Fischer lembrou o destaque da Sanasa como referência no Brasil como uma das mais eficientes empresas de abastecimento de água e saneamento. O assunto interessa a Israel, um país pequeno com 60% de área desértica, onde 92% da água de reúso é utilizada para agricultura, e também está sendo utilizado o lodo como adubo orgânico mineral.

Ao lado do prefeito na reunião, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou o ecossistema de Campinas atrativo de Campinas já estabelecido no Brasil e no exterior. “Temos cinco parques tecnológicos, universidades e institutos de pesquisa de referência internacional, que realizam pesquisa e desenvolvimento para empresas como a Apple, entre várias outras multinacionais, e uma das maiores plantas da Samsung no mundo. Além de uma economia pujante no setor de comércio, serviços, turismo de negócios e no setor educacional”, contou aos visitantes.

“Estamos abertos a parcerias e agora vamos partir para as visitas práticas”, celebrou o prefeito Dário Saadi. Ao fim do encontro, ficou definido que os representantes de Israel deverão voltar a Campinas para conhecer a Sanasa, a Usina Verde de Compostagem e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde fica o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o acelerador de partículas Sirius para investigação da composição e estrutura da matéria, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País.

O cônsul Erdreich convidou uma representação de Campinas para uma visita a Israel para conhecer as tecnologias implementadas no território para gestão de ambientes urbanos dentro do conceito de cidades inteligentes (smart cities) que podem ser compartilhadas. Ele e o adido Ari Fischer também adiantaram a possibilidade de uma missão focada nos processos de tratamento de água e reaproveitamento para uso na indústria e na agricultura.

Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Campinas