Conheça os avanços tecnológicos de Israel para combater as mudanças climáticas

As ondas de calor e tempestades recordes de 2020 confirmam o que os cientistas previram há muito tempo: a mudança climática está bem encaminhada e ameaça uma destruição sem paralelo.

Sendo a escassez de água uma das principais preocupações para o futuro, é vital que tenhamos soluções tecnológicas acessíveis para produção de água potável limpa, bem como meios de remover poluentes das fontes de água existentes. O cenário israelense de CleanTech contém soluções e promessas; H2ProWatergen e Aqwise, para citar apenas alguns.

Além disso, a queima de combustíveis fósseis, incluindo carvão e gás para gerar eletricidade, é o principal contribuinte por trás das mudanças climáticas. É suficiente dizer que as alternativas econômicas à queima de combustíveis fósseis estão muito atrasadas.

É aí que entra o Hidrogênio.

Quando o hidrogênio é queimado e convertido em eletricidade usando uma célula de combustível, o único subproduto do processo é a água. Não há emissões destrutivas de CO2, e um quilograma de hidrogênio tem tanta energia quanto um galão de gasolina. Isso torna o hidrogênio o substituto ideal para os combustíveis fósseis e no combate às mudanças climáticas.

Apesar do hidrogênio ser abundante na maioria dos elementos da Terra, quase todo o hidrogênio está localizado em moléculas onde é freqüentemente inacessível, predominantemente como água e outros compostos orgânicos. A forma mais comum de extrair hidrogênio é a partir do gás natural, no entanto, esse processo resulta na liberação de grandes quantidades de dióxido de carbono. A abordagem menos poluente é dividir a água em oxigênio e hidrogênio usando eletrólise; no entanto, esse método não é energeticamente eficiente.

Uma empresa israelense, H2Pro, tem uma ideia melhor. Apoiado pelo Breakthrough Energy Venture (BEV) de Bill Gates, o sistema E-TAC (químico ativado termicamente eletroquímico) da H2Pro gera hidrogênio e oxigênio em dois processos separados que reduzem os custos e a poluição de forma significativa, desempenhando um papel revolucionário na redução das emissões poluentes dos veículos e na produção limpa de materiais e produtos químicos, aquecimento e armazenamento de energias renováveis.

“O hidrogênio limpo é uma virada de jogo”, disse a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, em um comunicado. “Isso ajudará a descarbonizar os setores industriais e pesados ​​altamente poluentes, ao mesmo tempo que gera empregos de energia limpa e bem remunerados e gera uma economia líquida zero até 2050.”

A empresa anunciou uma rodada de financiamento de US $ 22 milhões, liderada pela BEV, criada pelo fundador da Microsoft e renomado filantropo para investir nas principais tecnologias de transição energética, bem como na Sumitomo Corporation. Ela também foi nomeada pela Shell como a “Melhor Empresa na Trilha de Ampliação” em sua competição New Energy Challenge.

Ao contrário de outras tecnologias, o sistema E-TAC da H2Pro usa eletricidade para dividir a água em hidrogênio e oxigênio. Isso elimina a necessidade de uma membrana cara, permite uma construção simples e reduz significativamente o consumo de energia necessário para conversação, em comparação com a eletrólise.

Em meio a uma luta incerta contra a mudança climática, podemos nos confortar um pouco em saber que existem tecnologias que trabalham para salvar nosso planeta. A adoção de tais tecnologias parece ser um caminho longo e difícil pela frente. No entanto, o cenário israelense de CleanTech continua a crescer e inovar.

Com quase US $ 10 bilhões investidos em empresas privadas de tecnologia israelenses em 2020, um aumento de 27% em relação a 2019, especialistas na área, como Guy Holtzman, CEO do IVC Research Center, afirmam que as empresas israelenses de CleanTech “continuarão a ser uma fonte de atração para os principais players internacionais, financeiros e estratégicos.”

Enquanto a H2Pro lidera o caminho para energia de hidrogênio, existem muitas outras empresas israelenses a serem observadas no espaço CleanTech. Com 97% do abastecimento de água do mundo sendo água salgada e a maioria dos 3% restantes da água doce presa em calotas polares e geleiras congeladas, uma escassez de água doce é iminente.

A empresa israelense Aqwise desenvolveu uma maneira inovadora de limpar a água de poluentes. Sua tecnologia funciona tratando a água com bactérias que se alimentam desses poluentes, e ao fazer isso, cria-se uma relação complementar. A bactéria está expondo-se à água dos poluentes “ingerindo-os”, ao mesmo tempo que remove quaisquer impurezas da água.

Além disso, a tecnologia da WaterGen cria água potável a partir do ar. A Watergen foi inicialmente uma start-up concebida para fornecer água segura e facilmente acessível para militares em todo o mundo. Desde então, a empresa passou a enfrentar uma ampla gama de problemas de escassez de água, em países em desenvolvimento e após desastres naturais. Atualmente, eles trabalham com a Ford Motors e a World Vision.

O crescimento contínuo e a rápida industrialização da economia global, juntamente com a necessidade de fornecer energia para abastecer nossas vidas e a economia, nos colocam em uma encruzilhada. A queima de combustíveis fósseis, poluindo o ar com emissões de carbono, é o principal contribuinte para as mudanças climáticas, o aumento do nível do mar e um número crescente de desastres naturais.

Há muito tempo as pessoas procuram desenvolver e integrar na sociedade soluções tecnológicas avançadas para manter o nosso modo de vida, protegendo o ar que respiramos e a água que bebemos. Com sua economia avançada baseada em pesquisa e desenvolvimento competitivos, juntamente com a cultura de inovação de Israel – a indústria de tecnologia israelense está na vanguarda da mudança e oferece um vislumbre de um futuro melhor e mais sustentável.

Fonte: Israel Trade Brasil