Conheça aplicativo que identifica viciados em Facebook

Você é viciado em tecnologia? Quantas vezes olha o Facebook através do celular? Já pensou em fazer uma “dieta digital”? Muitos usuários de smartphone não percebem o quanto são dependentes do aparelho, utilizando-o no dia-a-dia, e levando-o até para os locais mais privados, como o banheiro, por exemplo.

Uma equipe da Califórnia, Estados Unidos, desenvolveu um aplicativo aos viciados em Facebook. Denominado QualityTime, o objetivo da nova ideia é controlar o uso do celular, monitorando quantas vezes o usuário desbloqueia a tela, o tempo gasto em jogos e quais aplicativos são abertos com mais frequência.

Nem o presidente e co-fundador da ZeroDeskyop (responsável pela criação do aplicativo) Richard Sah, não escapou dessa “mania”. “Se você me perguntar se eu sou viciado em meu smartphone, diria absolutamente não. Mas, com o aplicativo, descobri que, simplesmente por hábito, passo três horas do meu dia nele”, afirmou.

Gratuito e disponível apenas para a versão Google Play, o QualityTime resume hábitos e tendências, através de relatórios diários e semanais, oferecendo ao usuário um controle da utilização na rede social, possibilitando a criação de notificações de alerta ao ser ultrapassado um certo tempo de utilização. Ainda há condições de bloquear o aparelho por certo período, sendo permitido apenas para situações de emergência, sendo caracterizada esta função como “Take a Break”.

De acordo com Sah, os resultados podem ser publicados em outras redes sociais e compartilhados com os amigos. “Se você conseguir evitar determinado jogo por uma semana inteira, ou apenas quebrou o seu próprio recorde pessoal em ver filmes no Netflix, você pode divulgar esses resultados nas redes sociais e compará-los com os dos amigos”, explicou.

Fonte: Uol