Como a energia solar pode proporcionar uma renda extra

“Lá vem o sol”, cantam os Beatles e isso nos faz felizes. Porque não somente o sol brilha gratuitamente, como também pode ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra.

É por isso que Generaytor, uma startup sediada em Tel Aviv, desenvolveu um aplicativo interessante na web que nos permite ver em tempo real quanto dinheiro nós podemos ganhar, ao colocar painéis solares em nosso telhado. E a IKEA já o adotou para convencer os clientes a utilizarem a energia solar.

CEO e fundador Amit Rosner diz que isso tudo começou quando vendedores começaram a bater na porta de seu irmão, tentando convencê-lo a instalar painéis solares e garantindo promissores retornos sobre o investimento. Embora o irmão dele more na Califórnia (conhecida como Estado Ensolarado), Rosner disse “foi incrível ver quanto tempo levou antes que ele decidisse fazer a coisa certa e optar pela energia solar.”

Rosner diz que a experiência de seu irmão lhe mostrou o quão complicado é o processo de tomada de decisão para pessoas que não estão familiarizadas com a energia solar. “Uma vez que é um investimento a longo prazo, é importante fazer uma decisão baseada em informações”, conclui Rosner.

A própria decisão instruída de Rosner era ajudar as pessoas em seus próprios processos de tomada de decisão. Ele largou seu emprego, fundou Generaytor com Idan Ofrat e Paolo Tedone, levantando US $ 1 milhão em 2012. O resultado é uma plataforma que conecta os novatos com pessoas que já geram energia solar e estão prontos para compartilhar suas experiências com aqueles que querem aprender mais sobre ela.

 

Compartilhamento de informações de energia solar

O conceito de Generaytor é simples: de um lado, há pessoas que já produzem energia solar. Alguns são idealistas que querem ser independentes da rede pública de eletricidade (que na maioria dos países ainda é baseado em combustíveis fósseis). Outros fazem simplesmente porque consideram ser um investimento inteligente. Seja qual for a razão, Generaytor descobriu que muitos deles estão felizes em compartilhar sua experiência e informações relacionadas à sua produção de energia solar.

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Generaytor então reúne informações sobre os telhados de usuários, tais como tamanho, localização e sombra. Ele acumula dados dos produtores privados de energia solar em cada região e, com base nisso, oferece cálculo do potencial de energia solar em locais diferentes.

Basicamente, os usuários podem acessar o website, digitar as especificações do seu telhado e o aplicativo irá mostrar-lhes o quanto de eletricidade podem produzir. Generaytor diz que é importante para eles ser objetivo, e às vezes dizem aos usuários para não investir em energia solar.

“À medida que a luz do sol não custa nada, pensamos que o mesmo deve acontecer para o conhecimento sobre a energia solar – que deveria ser grátis e de fácil acesso”, Rosner explica como essa percepção o levou ao modelo de negócio. Os serviços Generaytor são gratuitos para os donos da casa. Não há nenhuma propaganda em seu site e a Generaytor não vende os painéis. “Isso é importante, porque se nós vendêssemos propagandas não seriamos objetivo, perderíamos credibilidade, a ponto de criar uma plataforma transparente onde as pessoas podem fazer uma boa decisão em um ambiente digno de confiança”.

 

Descobrindo o modelo de negócio

Encontrar o modelo de negócio certo para Generaytor é um trabalho em progresso. Um ponto possível para aumentar o lucro é quando as pessoas decidem usar energia solar. Se Generaytor pudesse unir os clientes e os fornecedores de painéis solares, eles poderiam ter um corte quando a transação é feita. “Um por um, estamos fechando contratos com empresas do setor”, diz Rosner. “Mas essa infraestrutura ainda está para ser desenvolvida.”

ikea (1)Generaytor tornou-se recentemente parceira da IKEA Reino Unido, onde os painéis solares são vendidos desde 2013.

Agora, os clientes que estão interessados ​​em utilizar energia solar, pegam um iPad com o aplicativo da Generaytor e podem conferir o potencial solar de seus telhados direto da loja. O aplicativo também pode conectá-los com os produtores de energia solar nas proximidades para obter seus comentários.

Rosner explica: “Estas são pessoas com rostos e histórias que podem ser questionados sobre instaladores, equipamentos e retorno do investimento”. De acordo com Generaytor, os EUA e o Reino Unido são os mercados que mais crescem para a energia solar residencial, razão pela qual eles estão concentrando seus esforços nesses países.

 

Adaptando-se a diferentes mercados

Generaytor diz que a sua tecnologia também pode ser útil em países que já passaram maior parte sobre a luz solar. Usina de energia solar alemã, por exemplo, produz um recorde mundial de 22 giga watts de eletricidade por hora – equivalente a 20 estações de usinas nucleares em plena capacidade – durante o meio-dia de sexta-feira até o meio-dia de sábado.

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Assim, antes de ter mais domicílios gerando energia, explica Rosner, a rede de infraestrutura deve ser estendida para lidar com toda a energia. “Em algumas regiões, em dias muito ensolarados, o limite da capacidade da rede é atingida e o sistema simplesmente deixa de absorver/armazenar energia”, diz ele. “Aqui a questão é criar um sistema mais sofisticados com a possibilidade de armazenamento. Podemos contribuir através do fornecimento de dados reunidos a partir de usuários ativos”.

“Então, obviamente, o nosso foco principal não é alcançar o ponto de equilíbrio o mais rápido possível, mas aumentar nossos ativos”, afirma Rosner. “E os nossos ativos são pessoas, dados e as informações que criamos”.

Rosner tem esperança que sua empresa vai ajudar a promover uma mentalidade solar nas pessoas. “Em 10 anos eu espero que a energia solar seja uma mercadoria comum, assim como as pessoas têm telhas no telhado, eles devem ter painéis solares ou mesmo telhas solares.” Rosner diz que o objetivo da Generaytor é também ver “as pessoas que têm o telhado certo, mas pouco dinheiro fazendo parecerias com pessoas que têm dinheiro, mas não o telhado”.

Fonte: Nocamels