Com investimento de US$ 3 milhões, proptech israelense chega em São Paulo

Com tamanho potencial, a proptech israelense Propdo chega à capital paulista. Com investimentos de U$$ 3 milhões, cerca de 16 milhões de reais, em fontes de dados, incluindo estudos de zoneamento e distribuição do transporte urbano, a companhia busca, através do uso de machine learning, facilitar e democratizar as análises imobiliárias, permitindo inclusive a previsão do desempenho atual e futuro de imóveis residenciais na cidade.

Combinando tecnologia e know how, a Propdo pretende revolucionar o setor, trazendo soluções para as principais dores e desafios dos players de mercado imobiliário. Provando que o objetivo é possível, a empresa atingiu em Israel 99,6% de precisão em suas estimativas.

“Ao chegar em São Paulo, descobrimos tantas fontes de dados valiosas que não estão sendo analisadas da maneira correta. O que estamos fazendo é ajustar nossos algoritmos para trabalhar intensamente com essa riqueza de fontes de dados, públicas e privadas, que encontramos e coletamos”, explica o head da Propdo no Brasil, Nathan Varda.

O executivo também aponta que, nas pesquisas realizadas pela empresa, foram encontradas muitas diferenças entre os preços anunciados e praticados no mercado imobiliário paulistano. “Na verdade, entendemos que ninguém realmente tem confiança nos preços, mesmo os players mais experientes do setor. Para obter o valor mais compatível com o mercado, analisamos mais de dois milhões de anúncios ao redor da cidade na maioria dos bairros. Depois de um curto período, já coletamos informações valiosas que nos permitiram construir nossa própria fonte de dados”, completa.

Sistema inovador revoluciona setor e traz ainda mais eficácia na análise

O método mais utilizado para identificar o valor de um imóvel é a comparação. Ou seja, procurar nos mais variados sites e portais de anúncios por imóveis similares ao que se quer precificar, considerando fatores como localização e metragem. Contudo, é comum encontrar um mesmo imóvel anunciado por preços diferentes. Nesse cenário, a estimativa de valor se torna cansativa e frustrante.

Buscando facilitar o processo de precificação, a Propdo está lançando a primeira plataforma de Comps do mercado brasileiro, a Compdo. O termo Comps, abreviação de comparáveis, refere-se à comparação de imóveis similares como critério-chave para a determinação de preço. A Compdo permite que seus usuários realizem comparações em uma base parametrizada de dados, utilizando filtros que permitem moldar uma análise com base no que de fato importa.

Mas a plataforma Comps é apenas o início dos planos da proptech no mercado brasileiro. Nesse início, a Propdo busca colaborar com o maior número de corretores e empresas do setor que queiram avançar e prestar melhores serviços aos clientes utilizando a tecnologia como inteligência artificial e Big Data.

“A longo prazo, com o apoio de parcerias, nossa meta é melhorar ainda mais a ferramenta para deixar os dados sobre o mercado brasileiro muito mais qualificados e transparentes, como estamos fazendo em Israel e Nova Iorque. Isso nos permitirá criar ferramentas para todos os maiores players do mercado e ser o melhor serviço para os profissionais do setor imobiliário no Brasil”, planeja Nathan.

Estudos permitem avaliação mais apurada, inclusive do bairro do imóvel

Com esses aprimoramentos na ferramenta, a perspectiva é passar também a fornecer uma análise completa, incluindo não apenas o range de valores para um imóvel, mas também um estudo completo do bairro em que está localizado, incluindo preço médio de venda e valor de aluguel, previsão de valorização futura e indicador Propdo de investimento, além de renda média da região, área verde, proximidade de escolas, hospitais e outros.

Propdo

Criada em 2020, em Israel, a Propdo é uma empresa que fornece soluções em software para tomada de decisão no mercado imobiliário e que utiliza inteligência artificial. Com base em centenas de fontes de dados, incluindo registros financeiros, localização, transportes e planejamentos urbanos, a empresa consegue prever com exatidão o desempenho atual e futuro de imóveis residenciais na cidade de São Paulo.

A proptech, com bases na Europa e Nova Iorque, angariou US$ 5 milhões junto a investidores, como a Doral Renewable Energy Resources, para combinar tecnologia e experiência no setor imobiliário e estabelecer soluções para as dores e desafios, fornecendo ferramentas para a tomada de decisão dos players do mercado. Hoje, a tecnologia tem 99,6% de precisão nas estimativas realizadas em Israel, sucesso que deve ser repetido no Brasil.

Fonte: iNewsBR