Colaboradores da Sabesp vão a Israel para conhecer novas tecnologias de reúso e aproveitamento da água

Colaboradores da Sabesp estiveram em Israel durante a International Exhibition & The International Conference on Water Technologies, a Watec 2013, organizada pela Mekorot National Water Company, companhia responsável pelo fornecimento de água e coleta de esgoto de Israel.

O evento acontece bienalmente e tem o objetivo de apresentar as novidades e práticas do setor, com foco na economia de água, processo de reúso da água servida e dessalinização da água do mar. Os empregados participaram de uma intensa agenda de atividades, entre os dias 20 e 26 de outubro. Em contato com profissionais do mundo inteiro, eles conheceram tecnologias e equipamentos que podem contribuir para melhores práticas na Sabesp.

Os participantes estiveram na empresa Netafim, líder mundial em irrigação, localizada no Kibbutz Hatzerim, pequena comunidade agrícola no deserto de Negev, ao sul de Israel. A empresa apresentou o seu eficiente sistema de irrigação por gotejamento, prática em que é pioneira.

Visita a Israel durante feira de tecnologia“É visível a preocupação mundial com a escassez de água, tanto que ela é tratada com o novo petróleo dos nossos dias, ou seja, cada vez mais valorizada. A viagem a Israel foi muito proveitosa pois tivemos a oportunidade de conhecer um lugar onde predomina o clima semiárido e árido em que a vegetação não sobrevive sem a intervenção do homem”, relata Tarcísio Luís Nagatani.

Durante a Watec, os profissionais tiveram a oportunidade de observar as tendências no mercado de macromedição e controle de perdas de água. A feira teve 163 estandes, compostos por empresas fabricantes de equipamento de saneamento e meio ambiente e prestadores de serviços; contou com 270 empresas; visitantes de 104 países e 150 delegações oficiais.

Eles também conheceram a Odis, empresa que produz equipamentos para tratamento de água, efluentes domésticos e soluções compactas para situação de emergência. A organização mostrou um pouco de soluções rápidas para combate à seca, como estações compactas instaladas em trailers e containers.

Na Mekorot, os empregados visitaram um centro de educação ambiental, anexo a uma estação de reúso de água, além de uma estação de dessalinização e estação elevatória no Mar da Galileia.

Instalação para dessalinização da água“A viagem foi muito proveitosa, pois tivemos a oportunidade de conhecer um local onde predomina o clima semiárido e árido, em que a vegetação não sobrevive sem a intervenção do homem. É visível a preocupação mundial com a escassez de água, tanto que ela é tratada com o novo petróleo dos nossos dias, ou seja, cada vez mais valorizada”, destaca Olavo Sachs.

Apesar da baixa disponibilidade de água, Israel reutiliza cerca de 80% dos efluentes tratados, principalmente para irrigação, e mantém perdas em torno de 7% a 10%. O custo da água distribuída no país gira em torno de US$ 3,5 o m³ por pessoa mês.

Há quatro anos a Sabesp assinou um acordo de cooperação com a empresa de saneamento israelense Mekorot com o objetivo de aprimorar o equipamento tecnológico da companhia, facilitar o desenvolvimento de novos projetos e também trocar experienciais mercadológicas internacionais.