Coca-Cola e Yoplait monitoram água com produtos da Blue I, de Israel

A Blue I (pronuncia-se “blue eye”), de Israel, já havia definido o espaço para monitoramento online da qualidade da água no início dos anos 2000, antes da maioria das pessoas ouvirem falar dos smartphones.coca colaAgora, a empresa, fundada oficialmente em 2003, impulsiona dezenas de milhares de seus sistemas “inteligentes” de água em fábricas e municípios em todo o mundo. As caixas inteligentes Blue I, baseadas na eletro-ótica, estão prestes a ser instaladas em várias cidades americanas e são encontradas em quase 150 locais em Barcelona.

Os clientes incluem a indústria de iogurtes Yoplait, na França; a BASF, maior indústria química do mundo; e 25 plantas de engarrafamento da Coca-Cola, incluindo unidades na Índia e em Israel. A estatal de água israelense Mekorot é outro cliente da Blue I, além de refinarias de petróleo israelenses.

A empresa, que emprega 25 funcionários em Israel, testa duas medidas básicas de qualidade de água – cloro e turbidez. É uma das poucas empresas que podem determinar e garantir níveis de zero absoluto de cloro na água, o que é muito importante para a indústria de alimentos e bebidas. “Somos os vigias lá”, diz a diretora de tecnologia, Stela Diamant.

A Blue I afirma ser uma das primeiras do mercado a oferecer sistemas e softwares conectados à nuvem como parte de sua solução tecnológica de água. “Agora, é uma tendência, mas não era um serviço conhecido quando começamos”, diz Diamant.

Os produtos da empresa também podem ser usados para monitorar cenários mais perigosos como terrorismo ambiental, afirma Diamant.

Segurança da água

“Oferecemos segurança”, afirma ela à ISRAEL21c. “Se você está monitorando os níveis de cloro e turbidez de um município, pode obter segurança com o Blue I. Nosso sistema pode ser usado como um primeiro alarme.”