Cientistas descobrem jeito de cortar 40% do açúcar de bolos sem alterar o sabor

A grande quantidade de açúcar usada no preparo de bolos é, provavelmente, o fator que mais contribui para que o doce provoque prejuízos para a saúde e comprometa a dieta. Substituir o ingrediente por opções mais saudáveis pode até ser uma boa alternativa, mas o método nem sempre resulta em um sabor agradável.

A solução, porém, parece ter sido encontrada: um grupo de cientistas descobriu uma maneira de cortar 40% do açúcar de bolos e outros produtos de confeitaria sem alterar o sabor das guloseimas.

Bolo com menos açúcar sem mudança no sabor

Para que as pessoas experimentem a sensação de doçura de um alimento, as moléculas de açúcar devem pousar nas papilas gustativas na boca, em grande parte encontradas na língua. No entanto, apenas um quinto do açúcar usado para fazer bolos, biscoitos e chocolates atinge estes receptores. O resto, infelizmente, vai direto para estômago.

A DouxMatok, empresa israelense de tecnologia de alimentos, descobriu como fazer com que o açúcar permaneça nas papilas gustativas por mais tempo, reduzindo assim a quantidade do ingrediente sem comprometer o paladar.

Em entrevista ao jornal norte-americana The Times, os pesquisadores explicam que a técnica imita o processo usado na indústria farmacêutica, onde as drogas são revestidas em moléculas para garantir que a dosagem correta atinja as partes do corpo certas.

A empresa de tecnologia acrescentou partículas microscópicas de minerais sem sabor, como a sílica, e cobriu-as com moléculas de açúcar. Segundo os cientistas, isso ajuda as moléculas de açúcar a aterrissarem nas papilas gustativas e garantir prolongada sensação de doçura.

Ainda de acordo com o estudo, testes realizados por painéis profissionais confirmaram que o sabor dos alimentos usando a nova forma de açúcar não é afetado.

Fonte: Vix