Cidade do Sul deverá ter veículo que fiscaliza Zona Azul e detecta carros roubados e com IPVA vencido

Uma parceria feita pela empresa Rek Parking com a prefeitura de Rio Grande está dando o que falar no sul do Estado, pois é boa para ambas, mas gera críticas de parte da população. A empresa que cuida dos parquímetros da Zona Azul cedeu um carro equipado com quatro câmeras e computadores, que será usado para filmar os veículos estacionados irregularmente para poder gerar as multas de trânsito.

Além disso, o sistema israelense identifica as placas dos carros e faz a consulta automática no sistema do Detran, alertando na hora o agente de trânsito quando acha um veículo roubado, com placas clonadas ou com IPVA vencido. E prepare-se: até o final do ano, um carro semelhante a esse poderá estar circulando nas ruas de Santa Maria para fazer esse mesmo tipo de fiscalização.

Segundo o gerente comercial da Rek Parking, Eder Vasconcellos de Souza, o equipamento será testado em Rio Grande, e a empresa pretende ceder um veículo semelhante a esse às prefeituras de Santa Maria e de outras cidades onde atua. Aqui, a ideia é começar ainda este ano.

A ideia é vista com bons olhos pela secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, que apoiará a iniciativa:

–É uma chance de fazer um trabalho de fiscalização melhor, até porque temos muito poucos fiscais de trânsito – diz ela.

Essa tecnologia israelense foi homologada pelo Denatran e permitirá que a prefeitura tenha mais agilidade para multar os veículos que não cumprem com as regras da Zona Azul, ou porque estacionam sem colocar tíquete ou porque ultrapassam o tempo pago. Quando isso acontece, o monitor da Rek Parking coloca o aviso de 10 minutos e, depois, a notificação que pode ser paga com o próprio fiscal ou na empresa em até 48 horas.

Se o motorista não paga, informa à prefeitura, que gera uma multa. Porém, o fiscal de trânsito da prefeitura só pode aplicar a multa se ele próprio foi ao local e fotografou o carro.

Esse novo veículo cedido pela Rek Parking vai facilitar a vida do fiscal da prefeitura. Em vez de ir em cada carro irregular e fotografar, bastará que ele ande pelas ruas com o veículo para que as câmeras registrem automaticamente todos os carros irregulares.

Para a prefeitura, será uma mão na roda, pois aumentará a arrecadação com Zona Azul e IPVA, além de ter à disposição um equipamento para auxiliar na segurança, pois identificará carros roubados.