China e Israel promovem cooperação em desenvolvimento de robôs

Guangzhou, China, 14 dez (Xinhua) — Os institutos de pesquisa e empresas da China e Israel participaram de uma exposição em Guangzhou, no sul da China, esperando cooperar no desenvolvimento de robôs de uso médico.

Nove companhias israelenses trouxeram a robótica que está sendo utilizada em cirurgia espinhal, imagens 3D e dispositivos de manuseio de dosagem.

O presidente da Associação Israelense de Robótica, Zvi Shiller, disse que Israel desenvolveu robôs para ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais a ir ao banheiro, tomar banho e subir escadas. As companhias israelenses estão procurando parceiros para produzir e vender seus robôs no mercado chinês. Mais de 40 empresas chinesas já mostraram interesse durante a exposição, enquanto outras ofereceram ideias de cooperação a seus colegas israelenses.

A chinesa Gosuncn Technology Group está investindo fortemente em robôs de patrulha. Um executivo da companhia disse que sua equipe encontrou dificuldades em superar alguns problemas tecnológicos no projeto e que esperam encontrar parceiros israelenses.

Du Lan, vice-presidente da iFlytek, está trabalhando para combinar o reconhecimento de voz com atenção médica. A empresa se esforça com seu principal acionista, China Mobile, em uma série de aplicativos que transforma voz em texto e texto em voz.

Em um experimento recente com a Faculdade de Estomatologia da Universidade de Pequim, a empresa desenhou um dispositivo de reconhecimento de voz para médicos. O equipamento captura o diálogo entre médico e paciente e o transcreve automaticamente em um relatório de diagnóstico formal.

Segundo Du, a tecnologia ajudará os médicos a economizar tempo e energia ao distribuir tarefas aos robôs. A iFlyteck deseja cooperar com seus colegas israelenses para explorar oportunidades de negócio.

Institutos de pesquisa e empresas técnicas chinesas consideram a robótica e outras inovações como novos impulsos da economia em manufatura, serviços, finanças e saúde.

Chen Zhiying, executivo da Zona de Desenvolvimento de Guangzhou, disse que a zona está planejando um parque de indústria robótica com políticas favoráveis para atrair importantes companhias e pesquisadores do mundo.

O desenvolvimento tornará Guangzhou em um ponto de conexão da robótica na região, que possui um grande número de fabricantes chineses e desempenhe um papel chave no desenvolvimento da economia orientada à exportação.