Chefes de Segurança de Copa vão a Israel em busca de soluções

Os principais chefes de Segurança da Copa 2014 participaram em 2012 de uma conferência internacional de Segurança Pública em Israel, na qual tiveram a oportunidade de absorver informações de outros países e examinar equipamentos que poderão ser úteis aos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil.

Bastante abordados por diversas empresas que lhes oferecem todos os tipos imagináveis de equipamentos e sistemas de segurança, os diretores brasileiros afirmaram que o mais importante era encontrar um software capaz de fazer a integração entre os diversos sistemas de segurança, tanto federais como estaduais.

O Brasil tem 27 polícias militares e 27 polícias civis, além de diversos outros tipos de polícias. Em um evento da dimensão da Copa é fundamental a integração e a colaboração de todos os órgãos.

Durante a conferência em Tel Aviv, os brasileiros se encontraram com chefes de Segurança da Olimpíada realizada em Londres. Lá, a grande participação da segurança privada não deu certo e os ingleses tiveram que recorrer ao Exército.

O orçamento de Segurança para a Copa do Mundo, da Secretaria Extraordinária, é de R$ 1,17 bilhão, a maior parte desse valor foi destinado à compra de equipamentos.

Entre outros equipamentos foram comprados kits antibombas, plataformas de observação elevadas e móveis, delegacias móveis (em ônibus adaptados), e tecnologia embarcada, na qual todos os canais de comunicação, inclusive rádio e vídeo, são integrados dentro de veículos.

Fonte: Terra