Checkmarx traz para o CIAB solução para desenvolvimento seguro de sistemas bancários

A multinacional israelense Checkmarx participou nesta semana do CIAB 2018, maior congresso de tecnologia da informação para o setor financeiro, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Durante os três dias do evento, a empresa apresentou sua plataforma personalizada para desenvolvimento seguro de sistemas bancários de informação. O grande diferencial da solução apresentada pela empresa é a automatização da verificação de segurança no processo de desenvolvimento de aplicações de cada instituição financeira. Ou seja, de forma personalizada e automatizada, a plataforma da Checkmarx analisa os códigos das aplicações e encontra suas vulnerabilidades paralelamente ao processo de desenvolvimento dos sistemas.

A tecnologia vai ao encontro da nova política de segurança cibernética estabelecida pela Banco Central, em abril deste ano. De acordo com a resolução n º 4.658, os procedimentos e controles estabelecidos pela nova norma devem ser aplicados, inclusive, no desenvolvimento de sistemas de informação seguros. “O processo de aplicação de testes de segurança durante a etapa de desenvolvimento de softwares e de operações possibilita um ganho de tempo para as instituições financeiras, além de redução de custos se comparado a um processo tradicional de testes de aplicação, feitos após a finalização dos softwares”, explica Augusto Campos, CEO da NOVA8 Cybersecurity, representante da Checkmarx no Brasil.

“Além disso, atualmente com o Método Ágil sendo utilizado no desenvolvimento de aplicações e também em um ambiente de DevOps, não há tempo para interromper todo o processo e aplicar testes de segurança. É preciso garantir a segurança já no desenvolvimento da aplicação, evoluindo para um processo DevSecOps”, complementa Campos.

Durante o congresso, a Checkmarx e a NOVA8 ofereceram uma prova de conceito de um dia para uma aplicação às instituições interessadas em entender melhor o potencial e benefícios da solução. O estande das empresas parceiras estiveram no Israel National Pavilion, no Transamérica Expo Center.

Sobre a Checkmarx

A Checkmarx é uma empresa israelense de Software de Segurança para Aplicações com a missão de fornecer a empresas e organizações soluções e serviços de teste de segurança para aplicações que capacitem desenvolvedores a entregar softwares seguros com maior rapidez. Entre os mais de 1.400 clientes da empresa estão grandes bancos americanos e europeus, além dos maiores fornecedores de software do mundo e diversas organizações governamentais e privadas que figuram na lista Fortune 500. A Checkmarx foi nomeada empresa líder pelo Gartner Group em seu relatório 2018 de tecnologias de teste de segurança de aplicações.

Sobre a NOVA8 Cybersecurity

A NOVA8 é uma startup com a missão de viabilizar no Brasil e América Latina soluções de tecnologia “best of breed”, originárias dos mais avançados centros de inovação mundial, como Israel. Com foco em cyber security, a NOVA8 se diferencia também por uma camada de serviços profissionais que aceleram a efetiva implementação destas soluções em todas as suas fases.