Cariocas e turistas terão aplicativo oficial de transporte público durante os Jogos Rio 2016

Cariocas e turistas poderão contar com um aplicativo oficial do transporte público da cidade para se deslocar com segurança e rapidez durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Moovit vai fornecer as melhores rotas e modais para os passageiros cadastrados no app, usando as informações fornecidas pela Prefeitura do Rio no banco de dados Data Rio. A parceria faz parte do Plano Olímpico de Mobilidade e contempla todos os meios de transporte público do município: ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos.

Ao todo, são mais de 50 km de linhas e novos serviços mapeados, interligando o sistema de transporte às regiões de competição, na Barra da Tijuca, Deodoro, Maracanã e Copacabana. Por meio do app, o usuário terá informações sobre trajetos de linhas de ônibus e serviços dos demais modais, indicações dos locais de competição, e rotas olímpicas. O passageiro poderá planejar viagens utilizando diferentes tipos de transporte e tendo conhecimento prévio sobre a disponibilidade dos serviços.

Durante os Jogos, um integrante do Moovit acompanhará os trabalhos do Comitê Olímpico de Mobilidade – que reúne representantes de vários órgãos da prefeitura – no Centro de Operações Rio (COR), de onde as informações sobre trânsito e transporte serão monitoradas em tempo real. Associando dados oficiais às informações de usuários na comunidade do aplicativo, ele poderá indicar os trajetos mais rápidos ou curtos aos passageiros.

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, disse que o aplicativo será fundamental para auxiliar não apenas os espectadores a chegar aos locais de competição, mas também os usuários habituais do transporte público a se deslocarem pela cidade no período em que houver mudanças e restrições no trânsito:

– A cidade avança no uso da tecnologia e, através do convênio com o Moovit, permitirá que, não só os espectadores olímpicos, mas toda população tenha acesso a um planejador de viagens multimodal com informações em tempo real. Essa é uma grande conquista para o período dos Jogos e será um grande legado para população carioca.

O banco de dados Data Rio foi elaborado pelo Comitê de Mobilidade, formado pela Secretaria Municipal de Transportes, Governo Estadual, Centro de Operações Rio e IplanRio. Ele reúne informações em tempo real sobre os transportes da cidade, como itinerários, localização de pontos e estações e tempo de intervalos.

A parceria entre a Prefeitura do Rio e o Moovit beneficiará os mais de 1,5 milhão de usuários que já utilizam o app diariamente na cidade, além dos cerca de meio milhão de turistas que devem desembarcar no Rio para acompanhar as Olimpíadas.

– Contribuir com a realização dos Jogos Olímpicos está diretamente ligado ao nosso compromisso de melhorar a experiência dos usuários ao utilizarem o transporte público. Trata-se da oportunidade perfeita para contribuir com o Rio de Janeiro ao ajudar a resolver um dos principais desafios da cidade- comentou o CEO do Moovit, Nir Erez.

O Moovit foi escolhido por atender aos requisitos exigidos pela Prefeitura do Rio para a parceria, como ter recursos de acessibilidade que permitem sua utilização por pessoas com deficiência visual – opção disponível para celulares equipados com os sistemas iOS e Android. Integrado às funcionalidades VoiceOver e TalkBack (para iOS e Android, respectivamente), o Moovit tem todas as suas telas acessíveis. Essas funcionalidades permitem que o usuário pressione seu dedo na tela do celular e ouça qual botão ou ícone está sendo ‘visualizado’, facilitando a navegação e permitindo que deficientes visuais planejem suas viagens e rotas com mais facilidade.

O aplicativo estará disponível também em versão web no site oficial da prefeitura para o turista, o visit.rio, que indica as melhores opções de lazer, gastronomia e locomoção pela cidade. Pelo app, os usuários poderão ainda compartilhar rotas e trajetos com seus contatos via e-mail e redes sociais.

Para garantir que as informações estejam disponíveis para o maior número de pessoas, o Moovit funcionará em 35 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês.