Campo experimental para a agricultura familiar tem novo parceiro e vai testar tecnologia israelense

A partir desta semana a Secretaria Municipal de Agricultura de Lucas do Rio Verde passa a contar com mais um parceiro para desenvolver projetos experimentais para a agricultura familiar. Trata-se da empresa Agrounidas, especializada em insumos em Cuiabá. A empresa vai financiar a maior parte do material para o desenvolvimento de folhosas, por ter uma grande demanda na região. A empresa vai fornecer sementes, insumos e uma tecnologia vinda de Israel, o sombrite vermelho, até então, pouco usado no Brasil.

O sombrite é uma tela fina usada para cobrir e cercar estufas de produção de hortaliças. A novidade está na cor vermelha. Segundo experimentos israelenses, essa cor absorve melhor os raios solares, sem, no entanto, provocar calor excessivo que murcha as folhas mais delicadas, como as de alface. Outra parceira que participa do projeto é Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que ajudou a tornar realidade mais esse benefício à agricultura familiar.

A agrônoma Aline Freitas, coordenadora do campo experimental da prefeitura de Lucas do Rio Verde já se reuniu com o representante da Agrounidas Éder Mass e, o doutor em olericultura Flávio Fernandes da EMBRAPA- e traçou os próximos passos desse projeto. A administração municipal entra com toda a estrutura de 18 mini estufas para testar o cultivo específico da alface, com essa nova tecnologia.  “Creio que teremos muita facilidade no desenvolvimento0 desse projeto, pois temos parceiros muito comprometidos” salienta Aline Freitas.