Câmara Brasil Israel realiza evento com Luis Stuhlberger, considerado o principal gestor de investimentos do país

stuhlberger01
Jayme Blay e Luis Stuhlberger

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria iniciou o ano de 2016 com um evento que reuniu um seleto grupo de empresários e investidores que teve a oportunidade única de participar de um almoço com Luis Stuhlberger, considerado um dos mais conhecidos e respeitados gestores de investimentos do mercado brasileiro, que falou sobre “As Perspectivas para a Economia Brasileira”, no Restaurtante Parigi.

“Gerir dinheiro é a arte de imaginar a árvore de probabilidades, pois você nunca sabe o que vai acontecer. Se estivéssemos no dia 29 de fevereiro, há exatamente um mês atrás, eu diria que: o dólar a R$ 4,00 é razoável, a bolsa está com uma boa avaliação, não haverá forte reprecificação de ativos e, apesar da economia ruim, o Brasil não quebra, e tudo se arrasta desta maneira até as eleições em 2018”, disse Stuhlberger.

“Porém, muita coisa aconteceu durante o mês de março, o que aumentou a probabilidade do impeachment da presidente Dilma e levou a uma grave crise política, somando-se a crise econômica, onde temos um modelo de renda sem ganho de produtividade, arrecadação de carga tributária de má qualidade e um sistema que gerou uma vítima: a classe empresarial”, complementou o gestor.

Outro ponto importante levantado pelo palestrante foi o de que sem o empresário lucrando a economia colapsa e entramos em um roteiro autodestrutivo, com o aumento do desemprego e a queda do PIB em um cenário de inflação e altas taxas de juros. Tudo isso, faz o ROE colapsar (Return On Equity – indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos).

Ao final de sua apresentação, Sthulberger, respondeu às perguntas do público presente e deu algumas sugestões sobre as melhores oportunidades de investimentos dado o cenário político e econômico atual. Foram feitos comentários sobre algumas aplicações mais recomendadas para o momento, com o risco embutido que cada uma traz.

“Hoje estamos vendo o ápice do caldeirão com a ruptura total do governo. O trabalho que um novo governo vai ter, será o de lidar com uma dívida enorme e tentar equacioná-la Só vamos conseguir romper este ciclo com profundas reformas econômicas e no mercado de trabalho, revisão do gasto social estabelecido pela constituição, abertura comercial e governança das estatais”, finalizou Sthulberger.

“Tivemos a sorte de fazer nosso evento em uma data onde mudanças políticas devem acontecer no país. Stuhlberger nos deu uma visão completamente diferente do que ele teria há um mês atrás, mostrando que há um clima de esperança, mas que os problemas que teremos pela frente ainda são muito grandes. Além disso tivemos um público altamente qualificado e que reflete em um importante apoio para a Câmara em dias tão difíceis”, ressaltou o presidente da Câmara Brasil-Israel, Jayme Blay.

Stuhlberger fala para empresarios e investidores em evento da Câmara Brasil Israel
Stuhlberger fala para empresarios e investidores em evento da Câmara Brasil Israel
Jayme Blay, Luis Stuhlberger, Sergio Plaut, Roberto Ruhman e Bernardo Parnes
Jayme Blay, Luis Stuhlberger, Sergio Plaut, Roberto Ruhman e Bernardo Parnes
Vista das mesas
Vista das mesas
Celso Lafer e Jayme Blay
Celso Lafer e Jayme Blay
Abram Berland, Abramo Douek e Ric Schenkman
Abram Berland, Abromo Douek e Rick Schenman
Bernardo Parners e Israel Vainboin
Bernardo Parners e Israel Vainboin

Fotos: Eliana Assumpção