Câmara Brasil-Israel promoveu um bate-papo via videoconferência com o jornalista israelense Arad Nir

Bibi poderia ser um ótimo presidente republicano dos EUA, afirmou o  jornalista israelense Arad Nir.

Exatamente na manhã seguinte após o discurso do primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu no Congresso Americano, a Câmara Brasil-Israel de Comércio e Industria promoveu um bate-papo via videoconferência com o jornalista israelense Arad Nir, âncora de notícias internacionais e comentarista do Channel 2 News, o principal de Israel, que avaliou o impacto do discurso de Bibi nos Estados Unidos e falou sobre “ O Cenário Político e as Eleições em Israel”.

O primeiro-ministro israelense viajou aos Estados Unidos a convite do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner. Mas a visita foi criticada pela Casa Branca, que, sem ter sido consultada, afirmou que Netanyahu estava tentando arrebanhar oposição dentro dos Estados Unidos contra o acordo nuclear com o Irã.

Segundo Arad Nir, o discurso de Bibi no Congresso americano teve como objetivo influenciar o eleitorado israelense e desviar o foco dos problemas econômicos e sociais que afetam Israel e o fato de confrontar  o presidente dos Estados Unidos em seu próprio país  gerou um impacto nas relações entre Israel e os Estados Unidos. Por outro lado, Bibi tem um apoio muito grande do Partido Republicano, e tentou tirar proveito dessa situação.  “O primeiro ministro israelense poderia ser um ótimo presidente republicano dos EUA”, brincou Nir.

Às vésperas das eleições legislativas, quando Netanyahu concorrerá mais uma vez à reeleição, a situação é bastante complexa em Israel, pois o Partido Sionista tende a ter um número maior de votos, mas este mesmo partido tem dificuldade para fazer coalizões e formar um governo, o  que favorece Netanyahu, que pode aglutinar os partidos de centro e de direita, além de tentar atrair o Partido Sionista para um governo de coalizão.

“Arad Nir pontuou todas as minucias da política israelense, num momento em que Netanyahu foi aplaudido de maneira nunca antes vista no Congresso americano. Ele fez uma excelente avaliação sobre os meandros da política israelense, desconhecida por muitas pessoas aqui no Brasil, especialmente com a proximidade das eleições israelenses”, declarou o jornalista da BBC Brasil, Luis Barrucho, que acompanhou o evento.

“Arad Nir nos apresentou de maneira bastante clara o instável quadro político no Oriente Médio, foi um privilégio poder contar com as considerações deste renomado jornalista”, destacou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Industria, Jayme Blay.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 04 de março, no Microsoft Technology Center .

Jayme Blay, Ramiro Becker, Mario Fleck, Ary Filler e Ricardo Chisman
Jayme Blay, Ramiro Becker, Mario Fleck, Ary Filler e Ricardo Chisman
Jayme Blay presidente da Cambici, Mario Fleck presidente da Fisesp com Abraham Goldenstein da B'nai B'rith e  Jaime Wainchelboin do Fundo Comunitário
Jayme Blay presidente da Cambici, Mario Fleck presidente da Fisesp com Abraham Goldenstein da B’nai B’rith e Jaime Wainchelboin do Fundo Comunitário
Ramiro Becker e Jayme Blay
Ramiro Becker e Jayme Blay
Jayme Blay e Mario Fleck
Jayme Blay e Mario Fleck
Ricardo Chisman Ramiro Becker e Allan Berkiensztat
Ricardo Chisman, Ramiro Becker e Allan Berkiensztat
Ary Filler e o jornalist da BBC Brasil Luis Barrucho
Ary Filler e o jornalist da BBC Brasil Luis Barrucho

Público da video conferência
Público da video conferência