Câmara Brasil Israel promove palestra com o jurista e ministro aposentado do STF Eros Roberto Grau

A Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria promoveu no dia 27 de agosto palestra com o renomado jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, professor Eros Roberto Grau, que abordou o tema “Mercado e Segurança Jurídica” em evento realizado no Auditório do Pinheiro Neto Advogados.

O evento reuniu advogados e empresários e contou com a presença do. Dr. Arystóbulo de Oliveira Freitas, que integrou a mesa principal representando a Associação dos Advogados de São Paulo, segunda maior associação de mundo por associação voluntária de advogados.

Eros Roberto Grau iniciou sua apresentação destacando seus vínculos com a comunidade judaica: “Tenho diversos amigos da comunidade fincados em meu coração e com os quais tenho fortes ligações afetuosas e aprendi muito, como o rabino Nilton Bonder, que me convidou para prefaciar seu segundo livro, intitulado Segundas Intenções, destacou.

O professor traçou um panorama sobre o que é o Mercado – uma instituição jurídica constituída pelo direito positivo onde se travam relações de intercambio. Trata-se de um projeto político que nasce naturalmente e se institucionaliza pela mão do Estado, com convenções e transações relativas a bens e operações.

Segundo ele, “o Estado deve garantir a liberdade econômica e também sua regulamentação, o que acaba sendo contraditório e ao mesmo tempo fascinante. A livre concorrência precisa da lei e do direito, bem como da subordinação do juiz ao direito. A sociedade moderna é essencialmente jurídica e o direito surge para disciplinar o mercado”.

Os princípios judaicos de yetser hátov (o de fazer as coisas corretamente) e yetser hará (a nossa inclinação para o mal) também foram abordados durante a palestra. “Toda decisão jurídica é terrível porque não há regras sobre a interpretação. Os juízes são seres humanos e sofrem o impacto do bom e do mal impulso. Embora toda decisão tenha de ser tomada dentro da realidade, é fundamental que o juiz deixe de ser personagem ao decidir”.

Ao final do evento, o público presente aproveitou a presença do ilustre palestrante para fazer perguntas sobre vários temas, tais como o papel das agências reguladoras, a desconsideração da personalidade jurídica e o cenário corporativo e legislativo, entre outros.

“Temos uma admiração especial pelo professor Eros Grau, um palestrante surpreendente, que trata os temas com bastante profundidade e abrangência e se supera a cada vez que fala. Foi um prazer enorme recebe-lo em nossa casa”, frisou o Dr. Celso Mori, sócio do Pinheiro Neto Advogados.

Para o presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay, o evento foi um sucesso: “a justiça está na mira de todos os brasileiros que estão muito preocupados com o que está por vir. Ter uma personalidade com a capacidade intelectual do professor. Eros Grau foi extremamente importante para que esta plateia constituída basicamente por empresários e advogados pudesse realmente usufruir deste profundo conhecimento. Hoje saímos daqui como alunos que assistiram a uma aula de vida”.

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, o professor Eros Roberto Grau é um dos mais renomados juristas brasileiros. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo tornou-se Livre Docente pela USP e em 1990 obteve o título de Professor Titular do Departamento de Direito da Universidade de São Paulo. Em 2004 foi nomeado Ministro do STF.

Arystóbulo de Oliveira Freitas, Ivan Luvisotto, Jayme Blay e Ruben Schechter
Arystóbulo de Oliveira Freitas, Ivan Luvisotto, Jayme Blay e Ruben Schechter
Henry Sztutman, Jayme Blay, Ciro Lourenço e Adriana Finzi
Henry Sztutman, Jayme Blay, Ciro Lourenço e Adriana Finzi

Vista geral

O presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay e o Sócio do Pinheiro Neto Advogados, Mauro Berenholc
O presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay e o Sócio do Pinheiro Neto Advogados, Mauro Berenholc
Prof Eros Roberto Grau, Ciro Bergstrom, Lourenço, Basílio Jafet e Jayme Blay
Prof Eros Roberto Grau, Ciro Bergstrom Lourenço, Basílio Jafet e Jayme Blay
Prof Eros Roberto Grau, Jayme Blay e Celso Mori
Prof Eros Roberto Grau, Jayme Blay e Celso Mori
Prof Eros Roberto Grau e Adriana Finzi
Prof Eros Roberto Grau e Adriana Finzi

PALESTRA REALIZADA PELA CÂMARA BRASIL ISRAEL DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA, EM 27/08/2013, NO AUDITÓRIO DO PINHEIRO NETO ADVOGADOS.