Câmara Brasil Israel promove evento com o presidente do Banco Central para marcar os 55 anos da entidade

Para marcar seus 55 anos de atuação, a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, promoveu nesta terça-feira,   06 de maio, no Buffet França,  evento com o  Presidente do Banco Central do Brasil, Ministro  Alexandre Tombini, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre autoridades, CEOs e presidentes de entidades, empresários,  formadores de opinião  e lideranças da comunidade judaica.

Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria abriu o evento agradecendo a presença de todos convidados e patrocinadores.  “São muitas as conquistas a comemorar e ainda maiores os desafios a transpor. Vemos com otimismo o futuro das relações comerciais entre Brasil e Israel, e trabalharemos com afinco para torná-lo realidade.  O dia de hoje é duplamente propício, pois nele é comemorado o 66º ano da Independência do Estado de Israel. Um país jovem, dinâmico e acostumado a vencer grandes desafios! Desde sua fundação, em 1959, a Câmara vem conquistando prestígio e credibilidade por suas  atividades de matchmaking, promovendo Israel no Brasil e vice-versa. Somos pioneiros e protagonistas nessa longa relação entre os dois países  e temos muito orgulho em afirmar que somos corresponsáveis pelo crescimento e aprofundamento das relações comerciais e culturais entre Brasil e Israel. Há um mundo de oportunidades à nossa frente! Conto com vocês para fortalecer e ampliar esse horizonte tão promissor!

Em seguida, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, traçou um panorama sobre as  perspectivas da economia brasileira.  “A mensagem que gostaria de passar deste momento de transição da economia mundial é que o Brasil se preparou para esse período. Temos uma posição forte e capacidade de navegar nesse período de transição de forma segura. O país está preparado para enfrentar os desafios impostos pela economia global e temos vários indicadores que atestam isso. O Banco Central tem trabalhado para que a inflação permaneça sob controle e inicie um processo de convergência para a meta. Em momentos de maiores desafios na economia é preciso ter uma autoridade monetária, que permite que os empresários desempenhem seus negócios em um cenário de estabilidade.”, destacou Tombini.

O presidente do Banco Central afirmou ainda que o setor de varejo no Brasil tem andado à frente do PIB nos últimos anos e que há algumas razões, como o emprego estável e o aumento da renda, para que consumo continue forte.  Segundo ele, o potencial de crescimento do país pode subir de 1,5 a 2,0 pontos porcentuais se os investimentos no Brasil forem feitos “de forma inteligente”, sobretudo para atacar os gargalos em infraestrutura. Ele enfatizou que o governo tem um papel importante em atuar para defender a estabilidade da economia.

Ao final de sua apresentação, ele respondeu a algumas perguntas elaboradas pelos convidados, como a de Mario Fleck, vice-presidente da Câmara,   presidente da Rio Bravo Investimentos e da Federação Israelita do Estado de São Paulo,  que questionou  como seria sua gestão como Ministro da Fazendo no caso de um segundo mandato de Dilma Rousseff. “Estou tentando extrair algo na sua pergunta passível de resposta”, brincou Tombini. “Quanto mais estabilidade o governo oferecer, do ministério da Fazenda ao Banco Central, melhor. É isso que o poder público deve oferecer. Nós nunca vamos substituir vocês [empresários] nos investimentos.”

Meyer Joseph Nigri, presidente executivo da Tecnisa e Benjamin Steinbruch, presidente da CSN elogiaram a iniciativa da Câmara Brasil Israel: “O presidente do Banco Central falou de maneira bastante clara sobre o cenário atual e avaliou o momento pelo qual estamos passando. Além disso tive a oportunidade de rever vários amigos e de fazer um excelente networking. A Câmara tem promovido excelentes eventos com grandes palestrantes”, destacou Nigri.

“Conheço  o Tombini de longa data, e ele sempre fala de forma clara. É sempre bom ter alguém como ele junto a nós. Sua apresentação foi muito interessante. A Câmara está de parabéns! , complementou Steinbruch.

Ao final do evento, todos os convidados foram presenteados com a Edição 2014 do Anuário da Câmara Brasil Israel, que tem como tema “Rumo ao Futuro”.  A versão digital também  pode ser acessada no www.cambici.org.br e o aplicativo para tablet estará disponível ainda este mês na Apple Store e Google Play.

O evento dos 55 anos da Câmara Brasil Israel teve grande cobertura de imprensa. Além da mídia judaica estiveram presentes jornalistas da TV Globo, das agências internacionais EFE, Reuters, Bloomberg, Down Jones,  além de Agência Brasil, Agência Estado, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Brasil Econômico, G1 e do Portal Terra, que transmitiu o evento ao vivo.

12
Vista geral

Š.. Claudio Lottenberg e ...

Š Dra Waleska Santos e ....

Romeu Chap Chap, Jayme Blay, Alexandre Tombini e Benjamin Steinbruch

Mario Fleck e Basílio Jafet

JaymeBlay, Alexandre Tombini e Claudio Lottenberg

Jayme Blay, Sasson e Semy Dayan

Jayme Blay E Benjamim Steinbruch

Jayme Blay discursa

Daniela e Pedro Saad, do Grupo Bandeirantes

Cônsul Yoel Barnea e Jayme Blay

Benjamin Steinbruch e Claudio Lottenberg

Arthur Rottenberg, Julio Sampaio, Abram Berland, Jayme Blay e Avi Meizler

Alexandre Tombini, Jayme Blay e Claudio Lottenberg

Alexandre Tombini discursa

Abramo Douek e Jayme Blay