Câmara Brasil-Israel e FBN Brasil realizam três dias de imersão no inovador modelo agrícola de Israel

A primeira edição da Missão Agro realizada pela  Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber) e pela FBN Brasil uniu o enorme potencial do Brasil no agribusiness  com a competência  e resiliência dos especialistas israelenses e  o empreendedorismo das famílias empresárias.

Representantes do Ministério da Agricultura de Israel e das principais empresas dos setores agrícola e pecuário de Israel provaram como, apesar de sua geografia hostil, Israel driblou a escassez de água e tornou-se referência mundial na tecnologia agrícola.

Destaque também nas apresentações o ecossistema israelense que incentiva a parceria entre a iniciativa privada e as instituições acadêmicas reconhecidas pelo seu alto nível, além de programas do governo que apoiam o espírito inovador e o empreendedorismo. O país investe atualmente cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em Pesquisa e Desenvolvimento (P%D) e mantém acordos de cooperação com universidades e institutos em vários países.  Multinacionais como o Intel, Google, Motorola, Microsoft, entre outras, mantém no país seus centros de P&D.

Irrigação inteligente, energia limpa, uso de drones nas colheitas e gerenciamento das plantações online foram alguns dos temas abordados durante  os três dias do evento virtual,  que também apresentou cases de sucesso na agricultura sustentável e na pecuária.

A questão da sustentabilidade foi analisada como fator preponderante para o desenvolvimento e utilização de tecnologias inovadoras que levem em consideração a preservação do meio ambiente e os impactos da mudança climática. A importância do Brasil como produtor mundial de alimentos nas próximas décadas também foi abordada em diferentes apresentações.

Para Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel (BRIL), “o  evento foi uma experiência de sucesso  em todos os sentidos, com  alto nível de audiência e palestrantes de empresas israelenses “state of the art”. Tivemos um feedback  muito positivo, inclusive com participantes que já confirmaram presença na próxima Missão presencial da BRIL para Israel.

“A Missão Agro mostrou que os israelenses são verdadeiros mestres no Agro, tendo superado desafios que pareciam intransponíveis. O Brasil é um aluno com grande potencial e tem tudo para alcançar uma performance sem paralelos em produtividade e preservação do meio ambiente”, completou a Ilana Benchimol Minev, diretora da BRIL Chamber no Amazonas e  Membro do Conselho de Administração da FBN Brasil.