Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria comemora sucesso de Missão Médica a IsraelBrazil Israel Chamber of Commerce and Industry celebrates success of the Medical Mission to Israel

Teve resultados concretos a Missão Médica a Israel promovida pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, que aconteceu de 02 a 07 de maio de 2013, com o objetivo de aproximar os médicos e profissionais da área de saúde brasileiros ao sistema de saúde israelense e intensificar a cooperação e a transferência de tecnologia entre os dois países.

A Missão foi chefiada pelo Ministro da Saúde do Brasil, Dr. Alexandre Rocha Santos Padilha, e contou com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, e com a participação de 29 renomados médicos, professores e autoridades da área da Saúde.

Ministro da Saúde do Brasil, Dr. Alexandre Padilha (esq) com Jayme Blay, Presidente da Câmara
Ministro da Saúde do Brasil, Dr. Alexandre Padilha (esq) com Jayme Blay, Presidente da Câmara

Padilha encontrou-se com os ministros da Indústria, Comércio e Trabalho, Naftali Bennett, e da Saúde, Yael German, e reuniu-se com dirigentes de duas indústrias farmacêuticas israelenses, a Teva, líder mundial em fabricação de genéricos, e a Protalix, especializada em biotecnológicos.

O mercado de medicamentos biológicos é uma das grandes apostas do governo brasileiro. Por intermédio de Políticas de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), ocorre a compra de grandes volumes de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) por um preço mais reduzido e, ainda, a transferência de conhecimento tecnológico para laboratórios públicos brasileiros. É o caso da PDP entre a Fiocruz e a Protalix/Pfizer para a produção do tratamento de pacientes com a Doença de Gaucher. A tecnologia desenvolvida em Israel ganha em competitividade pelo baixo-custo dos processos produtivos, alto rendimento e risco zero de contaminação viral. A estimativa de economia para o Ministério da Saúde em cinco anos, a partir do começo da produção deste medicamento, é de R$ 64 milhões.

Após visitar o Centro de Simulação de Israel, do Hospital Tel Hashomer, próximo à Tel Aviv, conhecido mundialmente por treinar profissionais de saúde para situações realísticas de alto risco, como atentados terroristas e grandes acidentes, o ministro Padilha reforçou o interesse do Brasil em “importar” o conhecimento e a tecnologia de Israel no atendimento a situações de tragédias e catástrofes para treinar profissionais do Samu e dos serviços de urgência e emergências das cidades que vão sediar a Copa de 2014. Neste Centro, bonecos que reagem como se fossem seres humanos, são utilizados por estudantes de medicina, o que também chamou a atenção dos médicos brasileiros.

Embaixadora do Brasil em Tel Aviv, Maria Elisa Berenguer, recebe delegação médica
Embaixadora do Brasil em Tel Aviv, Maria Elisa Berenguer, recebe delegação médica

Segundo o ministro, “Israel possui um dos serviços públicos mais eficientes do mundo no atendimento de emergências. Fizemos simulações parecidas com nosso aparato durante o Carnaval de Recife, Salvador e Rio. Mas temos muito a aprender com Israel.” A parceria vai envolver também os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, que já prestam serviços de capacitação profissional ao ministério.