Câmara Brasil-Israel comemora 60 anos com nova marca desenvolvida pela agência PROS

Liane Gotlib Zaidler

Especial para a Câmara Brasil-Israel

O futuro está batendo à nossa porta com tecnologias disruptivas, inteligência artificial e uma infinidade de mudanças radicais. Preparada para este momento, a Câmara Brasil- Israel, que acaba de completar 60 anos, está com uma nova identidade visual desenvolvida pela agência PROS. A Câmara Brasil- Israel agora é BRIL Chamber e tem uma novo logo cuja assinatura passa a ser “Inovando em Negócios”, de forma a evidenciar o fluxo contínuo e bilateral entre Brasil e Israel.

Saiba mais, na entrevista exclusiva com  Daniel Graicar, CEO da PROS que conta sobre sua trajetória profissional e de como desenvolveu a nova marca da entidade.

Conte-nos sobre brevemente sobre sua trajetória profissional e seu envolvimento com a comunidade judaica.

Sou jornalista de formação (PUC/SP) e empreendedora por vocação. Aos 19 anos, abri  uma agência de Relações Públicas, seguida de outras cinco, nas áreas de Conteúdo, Eventos, Endomarketing, Mobile Education e Social Media. Lidero, hoje, um time de 80 profissionais  na agência PROS. Apaixonada por novos conhecimentos e obcecada por inovação, fiz cursos de especialização e de extensão em Relações Públicas, Inovação, Governança Corporativa, Futuro e Gestão, realizados no Insper, Perestroika e London School of Economics. Com pós-MBA em Conselho de Administração pela Saint Paul Business School (2019), tornei-me conselheira da Razac Trading, membro do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), diretora do Movimento WOB (Women on Board), embaixadora da aceleradora Merkaz e da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Atuar com e para a comunidade sempre foi algo que fez parte da minha vida profissional. Enquanto judeus, somos poucos, apesar de barulhentos, no bom sentido. Toda vez que eu consigo ajudar entidades judaicas como Hebraica, Merkaz, Universidade Hebraica e Câmara Brasil Israel a transmitirem melhor suas mensagens e pensamentos, fico muito orgulhosa e estimulada a fazer mais. Se nos comunicarmos melhor, ganhamos mais sinergia, mais eco e visibilidade positiva na comunidade judaica.

 Como foi a concepção da nova logomarca da Câmara Brasil- Israel? Qual mensagem vocês querem passar com o novo logo?

Foram estudos, entrevistas com os responsáveis pela Câmara e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar que repensou a maneira como a BRILChamber deve apresentar seus serviços, sua marca, suas conquistas e sua proposta de valor ao mercado.

Buscamos criar uma marca mais contemporânea, mais solta, livre da moldura que existia, para reforçar o conceito que a entidade propõe. Reforçamos as cores do Brasil em tons menos vibrantes, com traços ao redor do círculo que transmitem a ideia de movimento e sinergia, formando a estrela de David, tão emblemática da nossa comunidade.

O objetivo é evidenciar um fluxo contínuo e bilateral, como devem ser os negócios e a troca de informações entre Brasil e Israel.

Além da nova marca, desenvolvemos a releitura da assinatura que passa a ser “Inovando em Negócios”, sem mais abordar a indústria ou o comércio. O que nos interessa é fomentar negócios, transitar conhecimento.

Como engajar novos membros e estimular novos negócios através da identidade visual e da comunicação? 

É importante que os brasileiros e os israelenses conheçam a Câmara e o que ela pode fazer por seus negócios. O intercâmbio de soluções tecnológicas e a troca de conhecimento entre os dois países pode impulsionar ambas as economias e acelerar o crescimento de várias empresas em nosso país. O time da  BRIL Chamber tem experiência e networking de sobra para encurtar distâncias físicas e culturais entre as duas nações. Se a nova marca e todas as suas aplicações puderem colaborar para transmitir essa mensagem de sinergia e de inovação em negócios, será um enorme orgulho.

O lema da sua empresa é “mudando relações públicas para relações humanas. Poderia explicar melhor esse conceito?

Pra nós, na PROS, PR é People Relations e não Public Relations. Isso passa pelo entendimento de que cada pessoa é singular, mas é no plural que elas acontecem e que o mais desafiador e relevante é entender as relações humanas, os movimentos sociais e as novas conversas dentro das quais as marcas podem se colocar. Trata-se de um trabalho de comunicação bem mais complexo do que aquele que fazíamos há 20 ou há 10 anos. É preciso contar com um time multidisciplinar e com repertórios diferentes, para entender as plataformas de comunicação e o que move cada pessoa a tomar suas decisões ou definir suas preferências. Tínhamos cinco empresas com habilidades diferentes (endomarketing, eventos, conteúdo, relações públicas e social media), mas chegamos à conclusão de que nosso grande valor era decifrar problemas de comunicação e orientar nossos clientes na direção de um crescimento contínuo. Por isso integramos as empresas há quatro anos, dando origem à PROS e passando a formar times específicos para cada cliente.

Visite nosso site:  brilchamber.org.br

siga a BRIL Chamber nas redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram