Cama coloca paciente em posição ereta

Criada em Israel, cama hospitalar pode elevar paciente de uma posição deitada para completamente ereta – com todos os pontos de inclinação intermediários

camaA inovadora Total Lift Bed israelense é uma solução simples, mas revolucionária, que poderia estabelecer um novo padrão para atendimento em hospitais e centros de reabilitação em todo o mundo.

Fabricada pela VitalGo Systems, a patenteada Total Lift é a única cama hospitalar que pode inclinar um paciente para uma posição totalmente ereta – com todos os pontos intermediários – para tratamento e transferência sem exigência de esforço pelo profissional de saúde.

Duas grandes empresas estão atualmente distribuindo a Total Lift nos mercados de tratamento intensivo e doméstico nos Estados Unidos. Cerca de 350 camas estão em uso no país, com uma meta de triplicar esse número no próximo ano. O produto é registrado na Food and Drug Administration (agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos) e na Certificação Europeia (CE).

“Temos de aumentar a produção, pois estamos sendo procurados por todo o mundo – Alemanha, Reino Unido, China, Japão e outros países”, diz o presidente e CEO da VitalGo, Ohad Paz.

“Acreditamos que nosso produto acabará se tornando o padrão para tratamento em hospitais e serviços de saúde, pois o conceito oferece várias vantagens em relação às camas tradicionais. Já podemos ver um movimento das grandes empresas tentando imitar nosso conceito e entendendo a importância da mobilidade precoce.”

Ele afirma ao ISRAEL21c que a Total Lift não apenas evita quedas do paciente e ferimentos dos profissionais de saúde, mas também leva a um menor tempo de permanência nos hospitais, pois permite que os pacientes saiam de uma posição de bruços mais cedo e com mais frequência. Ficar deitado na cama por períodos prolongados causa problemas médicos como atrofia muscular e dor.

“Esta é a única cama no mundo que pode fazer tudo isso”, afirma Paz, contador público certificado e empreendedor por interesse próprio.

Sistema de sustentação de peso inovador

Por volta de 2005, Paz e seu parceiro de negócios Ofer Parezky – que tinha trabalhado em bens de consumo bem-sucedidos no passado – foram abordados para um projeto de produtos para possibilitar a idosos viver de forma independente com segurança e dignidade. Na época, o pai de Paz havia sido enviado a um centro de reabilitação após sofrer um derrame e o problema havia chegado a sua casa.cama 1

Total Lift na posição ereta.

“Começamos com um produto para banho que movia a pessoa de uma posição ereta para reclinada. Foi minha primeira patente e foi muito complicado mecanicamente”, lembra Paz. “Eu disse a mim mesmo: se fizemos um produto como esse para o banho no chuveiro, por que não para a cama?

A Total Lift Bed tem algumas patentes, entre as quais um sistema de controle de sustentação do peso que mostra o peso exato do paciente ao calcular a quantidade de pressão colocada sobre a plataforma para os pés em relação ao peso corporal do paciente. Quanto mais o paciente é inclinado, mais pressão é transferida para as extremidades inferiores.

Essa característica permite, pela primeira vez, três opções – a sustentação de peso zero, peso parcial e peso total. Cada opção tem importantes implicações no tratamento, explica Paz.

“Para pacientes que hoje estão em reabilitação, é tudo ou nada – deitar ou ficar em pé. O terapeuta precisa segurá-los e é perigoso. Com nossa cama, você faz isso gradualmente, passo a passo, e pode medir o peso sustentado. Esse sistema é tão inovador que tivemos de explicar seus benefícios aos médicos e, assim que eles compreendem, veem o seu grande potencial.”

A capacidade de transferir peso para a plataforma de apoio dos pés, mesmo sem sair totalmente da cama, é vantajosa para as pessoas que estão muito doentes para caminhar ou ligadas a muitas máquinas.

“Com nossa cama, não há risco”, afirma Paz. “Se você tem parte do peso alterada por algumas horas, a cama faz uma grande diferença quando se trata de não perder a tensão muscular, o que é o maior problema. A cada dia na cama, você perde 1,5% de tensão muscular.”

VitalGo recentemente lançou sua nova Total Lift Bariatric Bed, que pode atender pacientes com peso de até 453 quilos. “Já está sendo usada nos Estados Unidos. Algumas dessas pessoas não ficam em pé há meses ou anos e esta é sua primeira oportunidade de sair da cama”, afirma Paz.

Financiada por investidores privados e com sede em Tel Aviv, a VitalGo tem escritório na Florida e produz partes de camas com peças fabricadas em Israel, na Turquia, na Escandinávia e nos Estados Unidos.

Fonte: http://israel21c.org/health/total-lift-bed-puts-patients-in-a-standing-position/