Bridgestone se associa a startup israelense para alterar plantas visando produção de borracha

Seiva do guayule para produzir borracha como as seringueiras

Pneu de guayule? Você ainda vai rodar neles, é o que garante a Bridgestone o maior fabricante mundial de borracha e pneus.

Guayule é uma plantinha pela qual qualquer um passa e não enxerga ser um pote de ouro. Parece um mato com florzinhas, mas com sua seiva pode ser produzida a mesma borracha das seivas de seringueiras.

A vantagem da guayule é ela crescer praticamente em qualquer clima e não apenas na Amazônia ou florestas asiáticas similares. Assim pode-se ‘plantar borracha’ nos EUA, na Europa, na Rússia, na China, em qualquer lugar.

A empresa israelense NRGene foi contratada pela gigante mundial para sequenciar o genoma das variedades da planta e criar novas espécies com mais produtividade e mais capacidade de se adaptar a climas adversos, pois a guayule atual é nativa das áreas secas do Novo México, Texas e México.

Estamos já há alguns anos vivendo num mundo com grande consumo de borracha e também com a indústria de movendo para diminuir o uso de borracha nos pneus, com adoção de rodas maiores. Em muitos países a borracha dos pneus descartados é reutilizada, até mesmo com parte do asfalto das rodovias como no Brasil.

A Bridgestone salienta que borracha não é só pneu, mas está presente em todos os aspectos da vida moderna, principalmente na área médica.

A NRGene foi fundada em 2010 por Ronen e Guy Kol. É daquelas empresas que estão à curva do século 21, onde a mente e a inteligência são os insumos de base. Para decifrar e recodificar os genomas, principalmente vegetais, os fundadores contrataram ex-integrantes do IDF, da força de elite de decifradores de códigos de comunicações inimigas. São estes ex-militares que criaram os algoritmos que permitem as análises genômicas pelos computadores da empresa.

Fonte: Menorah Brasil