Brasil e Israel discutem parceria em recursos hídricos

Ministro do Meio Ambiente apresentou ao embaixador de Israel programas para enfrentar problemas de acesso à água, como o Água Doce, sistema de dessalinização que atende o Nordeste

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, debateu com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, nesta quarta (8), a possibilidade de uma parceria entre os dois países na área de recursos hídricos.

Shelley reforçou que Israel é reconhecido no mundo “como o mais desenvolvido nas áreas de aproveitamento da água, irrigação, dessalinização e o uso de outras tecnologias voltadas para o uso sustentável da água”.

O ministro Sarney Filho citou os programas nacionais colocados em prática para enfrentar os problemas de acesso à água no País, como o Água Doce, sistema de dessalinização que atende a vários municípios da região semiárida do Nordeste.

Presente também no encontro, o presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Andreu, afirmou que a Agência tem grande interesse em projetos de cooperação e ressaltou a experiência de Israel na área de reúso da água. “Ao longo de sua história, o Brasil desenvolveu uma cultura equivocada de abundância de água, mas na verdade os recursos hídricos são distribuídos de forma desigual. Hoje, várias regiões enfrentam problemas graves de abastecimento”, afirmou Vicente Andreu.

Lei das Águas

Durante o encontro, foi confirmada a presença do diretor do Programa Nacional de Água e Energia Renovável de Israel, Oded Distel, como palestrante no Seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas, que será realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros nos dias 21 e 22 de março.

Em comemoração a essas datas, já foi definida uma série de atividades (seminários, corrida, passeio ciclístico etc), em Brasília, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a água e a crise hídrica.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente