BMW usará tecnologia da Mobileye em carros autônomos

A BMW ampliou sua parceria com a Mobileye, empresa israelense de tecnologia focada no desenvolvimento de sistemas de assistência ao motorista para carros autônomos. A partir de 2018, veículos da companhia alemã serão equipados com o REM (de Road Experience Management) da empresa.

O sistema, que também estará em automóveis da Volkswagen no futuro (leia aqui), coleta dados da condução e do tráfego em tempo real, que ficam armazenados na nuvem. A exemplo do Waze, a tecnologia é colaborativa, reunindo informações de vários carros. Este banco de dados pode abastecer os veículos com informações essenciais para que eles circulem em modo autônomo.

Entre as possibilidades da tecnologia REM, estão alertas de perigo na via, de congestionamentos, informações meteorológicas e até mesmo a oferta de vagas de estacionamento. O sistema oferece mapas em alta definição sempre atualizados que são pré-requisito para tornar viável os carros autônomos, já que os veículos precisam ser equipados com sistemas inteligentes que percebam e possam lidar com mudanças nas condições de tráfego e deslocamento.

A estratégia da Mobileye é fornecer sua tecnologia para uma série de fabricantes de automóveis. Ao ter uma frota grande equipada com o REM, as informações oferecidas pelo sistema serão mais precisas, algo que garantiria mais eficiência e segurança. Dessa maneira, a tecnologia passa a ser mais interessante para que outras montadoras também invistam nela. Em geral o desenvolvimento dos carros autônomos pode gerar uma série de padrões e tecnologias compartilhadas entre as montadoras. Ainda que não exista qualquer coordenação, o movimento é alimentado pela busca das empresas por recursos eficientes para equipar os automóveis.

A empresa israelense já tem outra parceria com a BMW, que inclui também a Intel. O objetivo é o desenvolvimento de tecnologias para carros autônomos, mas a meta é mais ambiciosa: criar as soluções que equiparão o BMW iNext, carro totalmente autoguiado que a companhia pretende lançar em 2021. Na prática, a nova parceria entre a montadora e a Mobileye vai trabalhar em uma etapa anterior a esta e pavimentar o caminho até a solução final.

Além de trabalhar com a BMW e com a Volkswagen, em agosto de 2016 a empresa de tecnologia também estabeleceu cooperação com a Delphi