Bayer investe U$10MM no setor agrícola de Israel através da Trendlines

agri

A empresa farmacêutica Bayer, líder global na agricultura, assinou um acordo para investir U$ 10 milhões em empreendimentos agrícolas em parceria com a Trendlines Ltd., uma companhia de investimento israelense que lida com equipamentos médicos e tecnologias agrícolas.

Sob o acordo, a Trendlines irá gerir os investimentos nas fases iniciais e levantar capital adicional para as empresas. O fundo comum vai se concentrar inicialmente no desenvolvimento de sementes e proteção de plantas, e investir principalmente em empresas em fase inicial, embora também possa considerar investimentos em empresas numa fase posterior. O fundo não irá investir no portfólio atual da Trendlines.

A liderança global da Bayer se estende a produtos farmacêuticos, veterinários e agrícolas. A empresa já tem uma série de atividades relacionadas a Israel. A Bayer tem um número de centros de P&D e um negócio de produção de sementes nos campos dos produtores israelenses no valor de vários milhões de dólares em pagamento para os produtores. De acordo com o Diretor Geral da Bayer Israel, as sementes cultivadas em Israel são responsáveis por 10% de todas as sementes vendidas pela Bayer em certos momentos e para ações específicas. A Bayer também coopera com as empresas agrícolas Evogene Ltd e Kaima Organic Farm.

A Trendlines fundou duas incubadoras em Israel: uma para dispositivos médicos e outra para agricultura. O acordo com a Bayer constitui uma alternativa bem sucedida que irá fornecer à Trendlines o capital necessário para continuar investindo em inovação e irá prover à companhia com uma visão de mercado a partir da perspectiva de uma empresa internacional líder nesse mercado.

As empresas agrícolas da Trendlines que já estão tendo receitas são a empresa de filtrosAdvanced Memtech, a empresa viveiro chamada Bio Fishency e a empresa de proteção de pragas chamada Eden Shield que corta para trás o odor de culturas como flores e cannabis a fim de reduzir a presença de pragas. A empresa tem outra atividade em estágio de desenvolvimento tecnológico, incluindo a Steak Tzar Tzar (carne de gafanhoto)  que faz exatamente o que o seu nome indica.

“Israel é um foco de inovação e desenvolvimento tecnológico e a Trendlines traz com isso um profundo conhecimento do cenário de Israel juntamente com a experiência em investimentos agrícolas. É por isso que é um parceiro tão adequado para nós”, diz o Chefe Global da Bayer de P&D e membro do Comitê Executivo da Bayer CropScience, Sr. Adrian Percy.

O CEO da Trendlines Agtech Nitza Kardish disse: ”Acima de tudo, considero o acordo que assinamos com a Bayer como sendo uma oportunidade extraordinária para os empreendedores israelenses no campo, tanto aqueles de instituições acadêmicas como outros. Apelo a todos a virem cooperar conosco e estabelecer a Agtech em Israel. Eu não tenho nenhuma dúvida de que este é um marco no caminho para concretizar a visão de uma indústria Agtech em Israel”.

Fonte: Globes, editado por Missão Econômica de Israel