Bateria que carrega 160 km em 5 minutos chega às primeiras montadoras

Empresa israelense cria conjunto com recarga ultrarrápida de parte da capacidade de armazenagem, e promete oferecer tecnologia em grande escala em 2024.

Mercedes-Benz e Volvo receberam as primeiras amostras de baterias capazes de recuperar 160 km de autonomia de seus carros elétricos em apenas 5 minutos, através de uma recarga ultrarrápida. 

Conhecidas como XFC – “Exterme Fast Charging”, na sigla em inglês, que significa “Carregamento Extremamente Rápido” ou “Ultrarrápido”, na tradução para o português, essas super baterias estão em desenvolvimento desde 2012 pela empresa israelense StoreDot.

A abreviação usada para este modelo é 100×5, pois ele recupera 100 milhas (o equivalente a cerca de 160 km) em meros 5 minutos de recarga. O conjunto é feito de células de pacote 30 Ah, com um ânodo de silício predominante por bateria. A densidade energética é superior a 300 Wh/kg.

A StoreDot explica que, para otimizar a adoção em massa do carregamento ultrarrápido por veículos elétricos, foi necessário reinventar a composição das baterias, a fim de proporcionar um carregamento “rápido, seguro e estável”, segundo a empresa.

“Para impulsionar a adoção em massa de EVs [veículos elétricos] com carregamento extremamente rápido (XFC), reinventamos a química da bateria, substituindo o tradicional ânodo de grafite de íons de lítio por nossas nanopartículas de material ativo patenteadas que aceleram a difusão de íons, para um carregamento rápido, seguro e estável comprovado”, explicou a marca em comunicado oficial. 

Não é só a indústria automotiva que está interessada na XFC 100×5. VinFast, Ola Electric, Samsung, TDK e EVE Energy são outros grandes nomes que também financiam o desenvolvimento das baterias com a StoreDot. Passada a fase de testes, os planos são de produzir essas baterias em grande escala a partir de 2024.

No entanto, a StoreDot já mostrou que seus planos são ainda mais ambiciosos: a meta é reduzir a velocidade de recuperação das tais 100 milhas ou 160 km para 3 minutos em 2028 (100×3), chegando a apenas 2 minutos em 2032 (100×2).

Fonte: Mobi Auto

Foto: Mike B