BASF e Orbia Ventures investem em empresa israelense de biotecnologia

A BASF Venture Capital GmbH (BVC) e a Orbia Ventures anunciam hoje investimento da Série-B na startup israelense de biotecnologia FortePhest. Fundada em 2017, a FortePhest está desenvolvendo uma nova tecnologia para combater ervas daninhas resistentes a herbicidas e plantas invasoras. Inspirada e informada por processos naturais de plantas, a empresa apoia a proteção de cultivos em escala global ao implementar essa tecnologia. A BASF Venture Capital e a Orbia Ventures se juntaram a Sherpa InnoVentures, SIBF II e outros investidores para esta rodada de financiamento. As partes financiadoras concordaram em não divulgar os detalhes financeiros do investimento.

A nova tecnologia visa resolver um dos desafios mais importantes que a proteção de cultivos enfrenta atualmente. Como mais de 250 ervas daninhas e espécies de plantas invasoras são resistentes a mais de 150 herbicidas em uso, são necessárias soluções inovadoras para atender às necessidades de sustento de uma população mundial em crescimento. Até 2050, a população mundial crescerá em cerca de 2 bilhões para cerca de 10 bilhões de pessoas, enquanto a terra utilizável para agricultura por pessoa deverá ser reduzida significativamente e o uso de pesticidas também será reduzido à medida que mais países adotarem e implementarem políticas de sustentabilidade. Novos produtos fitofarmacêuticos para melhorar os rendimentos das culturas, ao mesmo tempo que atendem aos requisitos de sustentabilidade, são, portanto, um foco crítico de pesquisa.

A FortePhest foi pioneira no desenvolvimento de várias classes de herbicidas com um novo modo de ação para inibir o crescimento de ervas daninhas, sem prejudicar milho, trigo e outras culturas importantes. A FortePhest está desenvolvendo herbicidas patenteados (H-Forte) que interrompem a homeostase dos aminoácidos livres nas células vegetais e visam seletivamente os meristemas de uma erva daninha, interrompendo o desenvolvimento de brotos e raízes.

Afirma Alex Kozak, co-fundador e CEO da FortePhest, “Estou muito feliz que a FortePhest seja apoiada por uma equipe tão proeminente de investidores. O capital permitirá que a FortePhest acelere seus programas de desenvolvimento e trabalhe com potenciais parceiros estratégicos globais para comercializar novos produtos de proteção de cultivos que atendam aos requisitos regulatórios futuros.”

“Com sua tecnologia inovadora, a FortePhest criou outro importante alicerce no caminho para uma agricultura mais sustentável”, diz Markus Solibieda, diretor administrativo da BASF Venture Capital GmbH. Solibieda continua: “Com nosso investimento no FortePhest, estamos apoiando a estratégia da BASF de promover tecnologias inovadoras que ajudam a produzir alimentos acessíveis e sustentáveis”.

“Em um cenário de crescente resistência das plantas daninhas aos herbicidas, a indústria vem buscando intensamente novos mecanismos de ação há muitos anos. A FortePhest agora conseguiu desenvolver novos herbicidas altamente seletivos com base em um modo de ação recém-descoberto, revolucionando a indústria”, diz Shai Albaranes, vice-presidente corporativo de inovação e empreendimentos da Orbia. “O que Alex e a equipe desenvolveram nos últimos anos terá um enorme impacto positivo no meio ambiente, reduzindo as quantidades de produtos químicos aplicados nos campos e, por sua vez, reduzindo os impactos negativos na fonte. Essas são as qualidades que a Orbia e a Orbia Ventures procuram em um investimento.”

Fonte: Revista Cultuivar

Photo by Edward Jenner from Pexels