Bahia firma parceria com Israel

Um Acordo de Cooperação Técnica voltado para o desenvolvimento e implementação de serviços de água, esgoto e projetos no Brasil foi assinado pelos presidentes da Empresa Baiana de Águas e Sanemento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, e da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro, e por Alberto Blank, diretor de desenvolvimento de negócios da Mekorot EnterPrise and Development, subsidiária da Companhia Nacional de Águas de Israel.

O ato aconteceu na última terça-feira em São Paulo durante a 24ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). O acordo prevê a formulação, pelos signatários, de projetos e programas, ficando a execução subordinada à celebração, pelos envolvidos no acordo, de instrumentos específicos que vão definir as respectivas responsabilidades e o âmbito de atuação de cada empresa.

Segundo Abelardo Oliveira, a Bahia já alcançou resultados expressivos por meio das ações do programa Água para Todos, desde 2007 e, a partir de agora, aproveitando a experiência e a capacidade de Israel em conviver com a escassez de água, alcançará resultados ainda melhores.

Busca de soluções

“Compreendendo as similaridades entre o semiárido baiano e o território de Israel, este acordo possibilita à Embasa ‘beber dessa fonte’, na busca de soluções para o saneamento da Bahia”, disse Abelardo. Para Bento Ribeiro, a experiência de Israel na gestão dos poucos recursos hídricos e com uso bem-sucedido da tecnologia da dessalinização é importante para a Bahia que perfura poços em áreas de água salobra.

O diretor da Mekorot, Alberto Blank, enfatizou que a assinatura do convênio é o ponto de partida para a realização de parcerias em diversas áreas. “O desafio agora é concretizar as intenções presentes nele. O próximo passo é a realização de visita dos representantes da Embasa e da Cerb à companhia de águas israelense, para conhecerem de perto as tecnologias que o país vem desenvolvendo”.

Os projetos e programas frutos desta parceria são voltados para a gestão de recursos hídricos, controle de perdas de água em sistemas de abastecimento de água (SAAs); automação em SAAs e em sistemas de esgotamento sanitário (SESs); medição de água para fins operacionais e comerciais; tratamento e reuso de águas residuais, entre outros.